quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Moçambique/Parlamento cerra fileiras para o combate à corrupção



Jornal Notícias http://www.jornalnoticias.co.mz (Moçambique)

A presidente da Assembleia da República (PAR), Verónica Macamo, disse ontem, em Maputo, que o Parlamento está a trabalhar afincadamente e com muita celeridade com vista a desencorajar a prática da corrupção ou crime no país.

Falando durante a audiência que concedeu ao Ministro-Conselheiro e Encarregado de Negócios da Embaixada da República Federativa da Rússia em Moçambique, Evgeny Toporkov,  Macamo citou, a título de exemplo, o Projecto de Revisão do Código Penal em curso e que
está a ser levado a cabo pela Comissão dos Assuntos Constitucionais, Direitos Humanos e de Legalidade.

Depois de dar uma informação detalhada sobre a organização e funcionamento do Parlamento moçambicano, ela agradeceu, em nome do povo moçambicano, todo o apoio político e socioeconómico prestado pela República Federativa da Rússia, enquanto integrante da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), ajuda essa canalizada antes e depois da independência de Moçambique, proclamada a 25 de Junho 1975.

Segundo Macamo, essa assistência continuou após a desintegração da URSS, com a constituição da Federação Russa e manifesta-se até aos dias de hoje.

Por seu turno, Evgeny Toporkov,  disse que a sua deslocação ao Parlamento tinha  em vista a entrega duma carta da Câmara Superior do Parlamento Russo, manifestando o desejo deste órgão legislativo russo em estabelecer as relações de cooperação parlamentar.

 Toporkov elogiou, por outro lado, o nível de desenvolvimento político, social e económico de Moçambique nos últimos 20 anos.

“Há muitas mudanças positivas”, disse Evgeny, acrescentando que “há muitos hotéis, estradas, lojas e muitas outras coisas bonitas”.

No que concerne ao interesse manifestado pela Câmara Superior do Parlamento Russo, a Presidente da AR, em jeito de resposta, acolheu a intenção, tendo dito que, proximamente, a Assembleia da República vai preparar um documento base que será enviado a sua congénere russa para apreciação e possível assinatura do memorando de entendimento ou acordo de cooperação.

Nenhum comentário: