quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Abya Ayala, Patria Grande, Argentina/A CELAC EXIGE DESARMAMENTO NUCLEAR



21 agosto 2013, Pátria Latina http://www.patrialatina.com.br (Brasil)


Buenos Aires — A Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) adotou na terça-feira, dia 20, na Argentina, uma transcendental declaração a favor do desarmamento nuclear, que a situa à cabeça deste reclamo mundial, coincidiram em destacar as delegações participantes.

Representantes de alto nível do bloco regional presidido agora por Cuba e integrado por 33 países, concordaram em Buenos Aires em “somar-se aos esforços da comunidade internacional para avançar até a negociação dum instrumento universal juridicamente vinculante que proíba as armas nucleares”, ressalta a declaração aprovada.

A reunião de um dia, realizada na terça-feira em Buenos Aires, fechou com sucesso um processo de consultas que concluiu com a aprovação deste importante documento, explicou o representante cubano, subdiretor de Assuntos Multilaterais da Chancelaria da Ilha, Rodolfo Benítez, à PL.

Adiantou que a declaração será apresentada no próximo dia 26 de setembro, como uma posição comum da Celac, numa reunião de alto nível da Assembleia Geral da ONU, a primeira de sua classe na história dessa organização internacional.

Outros participantes no encontro destacaram à PL a contundência do documento, ao considerá-lo o mais ambicioso e de maior alcance acertado na região sobre um tema cardinal para a salvaguarda mundial.

Nenhum comentário: