quarta-feira, 21 de agosto de 2013

China/Líderes empresariais de BRICS e África promoverão cooperação



20 agosto 2013, Embaixada da República Popular da China no Brasil http://br.china-embassy.org (Brasil)

Johannesburgo (Xinhua) -- Líderes de negócios do bloco BRICS e dos países africanos se reuniram na segunda-feira em Johannesburgo, na África do Sul, para o primeiro encontro oficial do Conselho de Negócios do BRICS.

A reunião, organizada pelo Departamento de Comércio e Indústria (DCI) da África do Sul, atraiu líderes empresariais do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (integrantes do BRICS) e de 19 países africanos.

O DCI revelou que o presidente da África do Sul, Jacob Zuma, pronunciará uma mensagem oficial na reunião. O ministro do Comércio e Indústria do país, Rob Davies, e representantes de outros países do BRICS também farão discursos.

O BRICS é o acrônimo do grupo dos principais mercados emergentes do mundo: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O Conselho de Negócios do BRICS foi estabelecido durante a Cúpula do BRICS em Durban em março deste ano, quando
o empresário sul-africano Patrice Motsepe foi eleito como seu presidente. O mecanismo do BRICS tem a função de promover a paz, a segurança, o desenvolvimento e a cooperação, assim como contribuir para o estabelecimento de um mundo mais equitativo e justo.

No almoço do Conselho de Negócios do BRICS, Zuma descreveu o organismo como "uma medida chave para aumentar o comércio e o investimento ao interior do BRICS"
Em uma declaração feita na conferência, Motsepe assinalou que a reunião se concentrará em garantir que os objetivos do Conselho, estabelecido em Durban, sejam alcançados.

"A reunião também identificará medidas e iniciativas específicas para fomentar as relações de comércio, negócios, manufatura e investimento entre os países do BRICS e entre os países do BRICS e da África", disse Motsepe.

"Além disso, proporá medidas para eliminar as barreiras ou obstáculos para o desenvolvimento das relações comerciais e de investimento entre os países do BRICS e entre os países do BRICS e da África", acrescentou. Fim

Related News:


----------------- Relacionada


África do Sul/BRICS reiteram vontade de criar banco comum de desenvolvimento

20 agosto 2013, Radio Moçambique http://www.rm.co.mz

Os investidores dos países emergentes que constituem o grupo BRICS reiteraram esta terça-feira, em Joanesburgo, na África do Sul, o objectivo de criar um banco de desenvolvimento para apoiar projectos que fomentem o comércio entre as economias do grupo.

"Os nossos governos ainda estão comprometidos com a ideia do banco, e acreditamos que esta tornar-se-á uma realidade", afirmou Ma Zehua, representante da delegação chinesa, durante a reunião do 'BRICS Business Council' , que decorre em Joanesburgo e reúne empresários e investidores do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (as economias emergentes que constituem o BRICS).

Para o responsável chinês, esse banco desempenharia um "papel chave no apoio e fomento do comércio" entre as economias que fazem integram o grupo.
A tentativa de finalizar a estrutura de um banco comum de desenvolvimento falhou na última cimeira dos BRICS, que decorreu em Março último na cidade sul-africana de Durban.

Esse banco comum de desenvolvimento teria como objectivo competir com as instituições internacionais que actualmente estão nas mãos dos países ocidentais, como acontece com o Banco Mundial.

No conselho empresarial dos BRICS, fórum criado em Março pelos líderes do grupo, os investidores do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul discutiram medidas e iniciativas específicas para aumentar os laços negociais, de comércio, industrialização e investimento entre as suas económicas emergentes e a África.

O Presidente da África do Sul, Jacob Zuma, tem vindo a incentivar os actores económicos a investirem em infra-estruturas de desenvolvimento em África, algo que considera um "aspecto crucial do crescimento económico".

"A África apresenta alguns dos maiores crescimentos nacionais do mundo, e as infra-estruturas desempenham um papel preponderante no apoio ao crescimento", afirmou o presidente sul-africano, citado pela AFP.

Jacob Zuma anunciou que a África do Sul vai investir cerca de quatro biliões (milhão de milhões) de rands (algo como 293 milhões de euros) nos próximos anos nas áreas de transporte ferroviário, energia, infra-estrutura e distribuição de água.

Os outros sectores tidos como chave são o da mineração, da saúde e da agricultura.
Em 2012, o comércio entre os BRICS totalizou 4,57 mil milhões de euros, ou 16,8% das transacções internacionais, segundo revelou o chefe de Estado sul-africano, citado pela agência AFP.

Jacob Zuma lembrou ainda que "a taxa de retorno sobre o investimento estrangeiro em África é maior do que em qualquer outra região do mundo.

"Na última cimeira do grupo BRICS, que decorreu em Março, os líderes das restantes economias emergentes lamentaram contudo as barreiras comerciais que ainda existem no continente africano, designadamente os vistos e práticas anti-competitivas.

"Ainda há muito a ser feito para reduzir essas restrições e fazer da África um destino atraente para os investidores", observou Ma Zehua, o responsável da delegação chinesa, citado pela AFP. (RM/Lusa)

Nenhum comentário: