sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Angola/Tráfico de escravo retratado em exposição



23 Agosto de 2013, AngolaPress http://www.portalangop.co.ao (Angola)

Luanda- Uma exposição de reconstrução cronológica do processo do tráfico de escravo em Angola foi aberta hoje, sexta-feira, no Museu Nacional de Escravatura, em Luanda, com o intuído de se levar, uma vez mais, ao conhecimento dos cidadãos angolanos as várias facetas deste processo.

De acordo com Vladimiro Fortuna, director geral do Museu Nacional da Escravatura, esta é primeira edição da exposição fotográfica, enquadrada no âmbito de um projecto denominado “ Reconstituição da história da escravatura e do tráfico em Angola”.

“Estas obras são fruto das recolhas de dados,
quer em fotografias como de outro tipo de material que nos levou a fazer a reconstituição da história vivenciada pelos nossos antepassados”, reforçou.

Os quadros são apenas alguns estratos de monumentos históricos das províncias do Cabinda, Benguela, Zaire, Kwanza Norte e Sul e Luanda se apresentam numa sequência cronologia, onde no primeiro painel estão as fotografias de memórias mais antigos, os primeiros registos do inicio do processo de tráfico de escravos até aos últimos acontecimentos registados.

A exposição está aberta a partir de hoje, todos os dias, no período normal de expediente até ao dia 13 de Setembro do corrente ano.

“Na próxima de edição, que também já está a ser preparada, vamos apresentar muitos mais elementos de informação, não só em fotografia mas também com documentos que relatam a mesma história”, frisou.

Esta é uma oportunidade para que se possa desenvolver pesquisas sobre este assunto de extrema importância.

Nenhum comentário: