sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Portugal/ASSANGE: UMA GRANDE VITÓRIA

17 agosto 2012, Resistir.info (Portugal)

A Declaraçãodo Governo da República do Equador sobre a solicitação de asilo de JulianAssange é uma peça de rigor jurídico, lucidez e dignidade. Finalmente foiconcedido asilo a um dos maiores expoentes do jornalismo de todos os tempos eisso é motivo de alegria para todos os que consideram que a liberdade deinformação é mais do que as notícias pasteurizadas servidas pelos mediaempresariais. As perseguições monstruosas contra Assange, orquestradas peloimperialismo com base em pretextos ridículos, receberam assim a respostamerecida e digna. Agora é preciso que o governo britânico dê o salvo-condutonecessário para a saída de Assange rumo ao Equador.

O governo Cameron poderá ser renitente, tal como o foi governo salazarista como General Humberto Delgado. Este, durante longos meses teve de permanecer na Embaixada do Brasil em Portugal, impedido de ir para o Brasil. Foi graças àfirmeza do Embaixador Álvaro Lins e à correcção do governo brasileiro da altura que a sua saída foi possível.

A primeira batalha, a concessão do asilo, está ganha. Agora falta a segunda.

América Latina mobiliza-se
Arrogância para com o Equador e servilismo para com os Estados Unidos é a atitude do governo britânico. A sua recusa à concessão de salvo-conduto para Assange revela uma prepotência neo-fascista e um desrespeito total às normas do Direito Internacional. Por essa razão o governo do Equador acaba de convocar uma reunião extraordinária dos ministros das Relações Exteriores daUNASUL .

Nenhum comentário: