quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Moçambique/África reúne-se em Maputo para reflectir sobre sector mineiro



27 novembro 2013, Portal do Governo http://www.portaldogoverno.gov.mz (Moçambique)

Maputo (AIM) – Maputo acolhe em Dezembro próximo a terceira Conferência dos Ministros Responsáveis pelo desenvolvimento dos Recursos Minerais da União Africana (CAMRMRD), um evento que irá reflectir sobre o desenvolvimento deste sector ao nível do continente.

Segundo um comunicado de imprensa da Comissão Económica para África (ECA), os participantes do encontro irão reflectir sobre a elaboração e implementação de estratégias e políticas eficazes de recursos minerais no continente, através da Visão Africana para o Sector Mineiro, incluindo a promoção de adição de valor e transformação económica, capaz de reduzir a dependência em relação as exportações e
promover um crescimento sustentável a longo prazo.

“De acordo com os organizadores da conferência, isso irá assegurar que os benefícios desse crescimento sejam amplamente partilhados de modo a reduzir a pobreza e melhorar os padrões de vida de todos os africanos”, refere o comunicado.

Esta conferência visa propor aos líderes africanos opções de abordagens e políticas sobre a execução do Plano de Acção para a Visão Africana para o Sector de Mineiro com o objectivo de promover o desenvolvimento sustentável em África, em conformidade com as agendas de desenvolvimento 2015 e África 2063.

Também irá reflectir sobre a adequação, relevância e lacunas no Plano de Negócios da Visão Africana para o Sector Mineiro para o Centro Africano de Desenvolvimento de Minérios (AMDC) como um quadro institucional para procurar apoiar a implementação da visão.

“Melhoria da apropriação e participação dos estados membros e comunidades económicas regionais na implementação do Plano de Acção da AMV e melhoria da compreensão as suas implicações para o desenvolvimento do sector mineiro de África e o lançamento do Centro Africano de Desenvolvimento de Minérios como um projecto”, indica a fonte.

O evento vai decorrer sob o lema “Alavancando a Visão Africana para o Sector Mineiro para o Renascimento Africano rumo a uma apropriação mais larga”, a CAMRMRD, a ter lugar de 13 a 17 de Dezembro, que será antecedido por uma reunião de peritos.

Além de ministros africanos e altos funcionários responsáveis pelo desenvolvimento de recursos minerais, a conferência irá também contar com a participação de representantes da Comissão da União Africana e das Comunidades Económicas Regionais (ECA).

O encontro deverá contar ainda com a presença de vários actores, incluindo parceiros de desenvolvimento, representantes de agências das Nações Unidas, sector privado de África, câmaras africanas de indústria e minas, organizações não-governamentais, Banco Africano de Desenvolvimento e do Banco Mundial.

 

Nenhum comentário: