sexta-feira, 29 de novembro de 2013

CPLP e organização mundial do turismo rubricam memorando de entendimento em Lisboa



27 novembro 2013, Portal do Governo http://www.portaldogoverno.gov.mz (Moçambique)

Lisboa (AIM) -- A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e a Organização Mundial do Turismo (OMT) rubricam para semana um Memorando de Entendimento (MdE) na capital portuguesa, Lisboa, sede da CPLP, no âmbito da primeira concretização prática do Plano de Acção da Reunião de Ministros do Turismo da CPLP para 2013-2014.

O Memorando de Entendimento entre as duas organizações será assinado, na próxima segunda-feira (02 de Dezembro), pelo Secretário Executivo da CPLP, embaixador Murade Murargy, e o Secretário-Geral da OMT, Taleb Rifai,
segundo uma nota do Secretariado Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, recebida esta quarta-feira pela AIM, em Lisboa.

Este acordo 'reconhece a importância da cooperação no domínio do turismo entre as duas organizações, dispostas a concertar os seus esforços e trabalhar na realização de metas comuns, ambicionando contribuir para os objetivos de Desenvolvimento do Milénio; Desenvolver um Turismo Responsável, Sustentável e Acessível a todos, com especial atenção aos Países em Desenvolvimento, e; Criar maior proximidade entre a CPLP e a OMT, enquanto organismo reitor do turismo mundial', sublinha a nota.

Nesta cerimónia estarão presentes alguns dos membros de Governo de Estados-membros da CPLP que tutelam este sector, designadamente, de Angola, Pedro Mutindi, de Moçambique, Carvalho Muária e de Portugal, Adolfo Mesquita Nunes. Para além destes três países, fazem ainda parte da CPLP o Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, S. Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Na VII Reunião dos Ministros do Turismo da CPLP, decorrida em Março de 2013, em Maputo, a capital moçambicana, foi aprovada uma resolução a recomendar a assinatura deste MdE, uma vez que a OMT é uma agência especializada das Nações Unidas e a organização pública internacional que lidera o setor do turismo, englobando 161 países e territórios e mais de 400 Membros afiliados, representando o sector privado, as instituições educacionais, as associações de turismo e as autoridades nacionais de turismo.

Nenhum comentário: