segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Timor-Leste/Texto refeito: DAS SONDAGENS À POLÍCIA QUE NÃO QUEREMOS

24 janeiro 2010/Timor Lorosae Nação http://timorlorosaenacao.blogspot.com

Por Ana Loro Metan

AINDA HÁ QUEM CONFIE NO GOVERNO GUSMÃO – AMP, OS PRÓPRIOS?

Os ânimos andam bastante indignados desde há cerca de um dia, desde quando veio a público a lamentável actuação de agentes da PNTL fardados e à civil que espancaram um timorense que pacificamente estava a apoiar a equipa de sua preferência com um cartaz absolutamente próprio para ser exibido e que expressava somente o seu apoio. Foi em Novembro, durante o Concurso de Pesca organizado pelo presidente Ramos Horta, foi na ilha do Ataúro. Evento fracassado na quantidade de peixe capturado. Recordo que os locais disseram que com tanto barulho e tanta concentração de pessoas e barcos, com tanto movimento, os peixes até fugiram. Terá sido. Ataúro sempre foi uma ilha pacata. As suas gentes também.

Vi as imagens repugnantes que mostram a cobardia de sub-homens com a farda da PNTL e também alguns agentes à civil, em equipamento de veraneio, a agredir o apoiante de uma equipa que participava no evento e que era do Ataúro. Ele, em silêncio mostrava simplesmente o cartaz, um cartaz simples. Mas isso não impediu a PNTL de libertar os seus instintos ferozes, espancando, arrastando, dando pontapés e coronhadas a um pacifico cidadão. Até parece impossível para quem ler isto, esta narração. A verdade foi que aconteceu tal e qual assim. E até junto a elementos da UNPOL, os senhores que formam aqueles sub-homens da PNTL, será que os formadores também são sub-homens e que por isso formam mal os agentes da PNTL? Será também responsabilidade da ONU? Também de Longuinhos Monteiro, comandante da matilha PNTL? Principalmente do ministro da tutela, da Segurança, Xanana Gusmão? Depois de vermos podem crer que ficamos mesmo com uma enorme repugnância a tudo e a todos que têm contribuído para termos a polícia que temos. A culpa não pode ser somente assacada aos agentes da PNTL. Quem irá pôr cobro a isto? Será que comandante e ministro querem que assim continue? Pois também não se admirem de também passarem à categoria de sub-homens na minha avaliação. Avaliação que pouco ou nada importa, para eles, mas para mim significa que sei muito bem com quem estamos a lidar. Repugnante. Vejam o vídeo e digam se também assim não consideram. Mas que mal estava a fazer aquela pessoa, tão sossegada, com um simples cartaz?

A SONDAGEM
Por razões certamente compreendidas e atrás justificadas tive de refazer o texto que esta semana me pertencia: abordar as sondagens que se encontram na barra lateral deste blogue e que terminaram hoje. Vamos a isso.

Nas sondagens, que não consideramos nada por aí além, foram postas duas questões. Tratemos da primeira.

Foi perguntado “Que escala de corrupção atribui ao governo de Gusmão-AMP”.

Como se esperava, dois terços dos que se pronunciaram (74%) atribuíram a fasquia elevada. Consideram que é grande a corrupção deste governo. Média ou pequena prática de corrupção somente 15 por cento assim consideram. Espantoso foi que 9 por cento considerou que não existe nenhuma corrupção em Timor-Leste, que este governo Gusmão-AMP não entra na escala da corrupção, é honesto. Se não fosse triste era hilariante tal convicção, mas temos de aceitar que existam ingénuos. Ou que existam mal informados, ou admitir até que uns quantos do governo também votaram… em nenhuma corrupção. Hilário. Perdoem, mas só pode ser.

A outra questão referia-se ao grau de confiança que este governo Gusmão-AMP inspira. Prevaleceu que este governo não inspira confiança (Nada), sentem assim 57 por cento dos que responderam. Pouca confiança foi o que expressaram 15 por cento (Pouco) e muita confiança neste governo é aquilo que sentem 27 por cento dos participantes, o que é notório. Apesar de tudo ainda há quem confie no governo Gusmão-AMP. Temos de saber respeitar tudo e todos. Nem que para isso tenham votado os que se encontram no governo, que sabemos que visitam o TLN quando podem. A democracia é assim. É bonito confiarem neles próprios, apesar de a grande maioria pensar de modo diferente.

Iremos prosseguir nesta fase de sondagens. Como em tempos já o fizemos. Pena que as sondagens anteriores não tenham sido preservadas no fundo da barra lateral, como propus aos colegas da Fábrica dos Blogues. Agora seria possível estabelecer comparações. Por nada, meramente por curiosidade. Até porque estas sondagens valem o que valem, pouco ou nada. Mas é agradável que tenhamos a oportunidade de nos expressarmos desse modo. Os que querem.

Seja como for, a realidade é bem diferente daquela que alguns querem demonstrar e fazer acreditar. Aliás, as sondagens nesse aspecto estão de acordo com aquilo que julgamos saber e consideramos estar certos: a corrupção, o KKN, é enorme no governo de Gusmão-AMP, a confiança é nenhuma. Quem pode confiar se estiver informado daquilo que vem a público e acompanhado de documentos comprovativos das ilegalidades cometidas? Essas são as que se sabem, e as outras?

NOTA: Sob compromisso, informo que as sondagens, após terminarem o seu período de validade, passam a ficar alojadas no final da barra lateral.

Nenhum comentário: