segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Angola/SADC lança programa de promoção e captação de investimentos

Luanda, 16 janeiro 2010 (Angola Press) – O secretariado da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) vai aproveitar o CAN2010, que decorre desde o dia 10 deste mês no país, para divulgar e promover projectos de infra-estruturas regionais nos sectores do turismo, comércio e indústria, com objectivo de atrair investidores e turistas à região.

A iniciativa da SADC, anunciada hoje, em Luanda, por responsáveis do secretariado da organização, nomeadamente a directora de Programa de Investimentos e Finanças, Roseline Seleka, e o director de Informação e Relações Públicas, Charles Mubita, está a ser
desenvolvida em conjunto com a Retosa (Organização Regional para o Turismo) e a ANIP (Agência Nacional de Investimentos Privados de Angola).

A estratégia enquadra-se no “SADC2010”, um programa de promoção de investimentos a ser implementado no contexto da Taça de África das Nações (que decorre em Angola) e Copa do Mundo, em 2010, na África do Sul (no próximo mês de Junho), lançado a oito
de Setembro de 2009, na Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da região, realizado em Kinshasa, República Democrática do Congo.

Para promover o programa na região da SADC, o Secretariado criou uma plataforma /bancada, no Aeroporto Internacional de Luanda, que retrata uma infinidade de produtos e projectos financiáveis. Os "stands" servem como uma ferramenta para realçar os programas da SADC e informar os visitantes sobre SADC.

Será oferecido também um jantar para promoção de investimentos, no dia 22 de Janeiro de 2010, em Luanda, para solicitar a participação de potenciais investidores em projectos identificados na SADC. Este evento servirá como um fórum de discussão, no qual os programas e projectos do organismo regional serão apresentados a potenciais investidores e interessadas.

Por outro lado, esforços estão a ser feitos para promover programas regionais da SADC, como corredores de transportes, relacionados com projectos de abastecimento de água, infra-estrutura de energia, tecnologias de informação e comunicação, áreas de conservação transfronteiriças, área de livre comércio, finanças e investimento e a livre circulação de pessoas, bens e serviços, incluindo Univisa.

Nenhum comentário: