quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Armando Guebuza toma posse em Maputo

14 janeiro 2010 -- Em Moçambique, foi esta quinta-feira investido o Presidente da República, Armando Guebuza, reconduzido ao cargo nas eleições de Outubro passado.

O governo declarou tolerância de ponto para a cerimónia em que eram esperadas mais de cinco mil pessoas, destacando-se entre elas estadistas e governantes convidados de vários países.

Pelo menos dez chefes de estado e governo estiveram presentes.

Espera-se que nas próximas horas seja anunciado o novo executivo de Armando Guebuza.

Vários membros do anterior executivo foram exonerados nos últimos dias para assumirem, na última terça-feira, o seu assento no Parlamento.

Este é um requisito previsto por lei, segundo a qual a função de deputado é incompatível com determinados cargos e, neste caso específico, de membro do governo.

Daí a exoneração de oito ministros, entre os quais a primeira-ministra, Luísa Diogo, do Interior, José Pacheco, entre outros, e também de dois vice-ministros.

Esta medida, todavia, não impede que estes agora ex-governantes sejam chamados de volta ao executivo, desde que renunciem as suas funções de deputado e, claro, se assim entender Armando Guebuza. (BBC)

Nenhum comentário: