quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Moçambique/Contra o sarampo: Três milhões de crianças serão vacinadas no país

7 de Outubro de 2008, Notícias

Arrancou ontem a segunda ronda da Semana Nacional de Saúde da Criança, onde se espera que até sexta-feira três milhões e 500 mil crianças com idade igual ou inferior a cinco anos sejam vacinadas contra o sarampo e suplementação da vitamina A.

No mesmo período, outras dois milhões e 700 mil crianças serão desparasitadas, com a administração de mebendazol. Notícias que chegam de todas as províncias do país dão conta de que as brigadas fixas e móveis de vacinação criadas para o efeito conseguiram, na sua maioria, abrir às 07.00 horas, salvo alguns casos isolados que foram imediatamente corrigidos.

Norteiam os objectivos desta iniciativa do Governo a aceleração, à escala nacional, dos progressos na redução da mortalidade neonatal e infantil, bem como promover a saúde da família através de intervenções concretas, com vista ao alcance dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio.

De acordo com fontes do Ministério da Saúde, com a forte mobilização envolvendo todos os intervenientes, como agentes de saúde da comunidade, voluntários, autoridades administrativas e comunitárias, foi possível mobilizar as mães, que afluíram em massa aos postos de vacinação levando as suas crianças.

Esta segunda ronda vem complementar a primeira, que decorreu entre 31 de Março e 4 de Abril em todas as províncias e distritos, tendo sido abrangidas 2 milhões e 800 mil crianças com a vacinação e suplementação da vitamina A e mais 1 milhão e 900 mil crianças foram desparasidatas, o que levou à fixação do grupo alvo desta segunda fase em mais de 3 milhões e 500 mil.

Ainda na primeira volta, foram abrangidas pela triagem nutricional 2 milhões e 400 mil crianças, para além de mais de 432 mil que beneficiaram da suplementação com iodo nas províncias de Niassa, Nampula, Tete e Zambézia, por terem denotado insuficiência deste elemento importante no crescimento infantil.

Na província de Nampula, para além da vacinação estão a ser distribuídas gratuitamente redes mosquiteiras a crianças até 5 anos, como forma também de contribuir para a sua defesa contra a malária. Espera-se que até sexta-feira Nampula consiga atingir um universo de 720910 crianças vacinadas e desparasitadas.

Da Zambézia chegam-nos informações que dão conta da ocorrência de pequenos constrangimentos na Maganja da Costa, causados pela avaria de algumas viaturas que levavam equipamento necessário para os postos de vacinação, o que causou um ligeiro atraso no arranque, mas houve uma rápida reposição das viaturas por parte da Direcção Provincial da Saúde.

Ainda na Zambézia, um grupo de funcionários administrativos no distrito de Namacura está a contas com as autoridades policiais, indiciado de desvio de mais de 200 mil meticais destinados à campanha de vacinação. Apesar desta situação, a médica-chefe provincial, Joana Nachaque, garantiu que a campanha arrancou à hora prevista, pois a Direcção de Saúde na Zambézia fez a devida reposição dos valores enquanto se aguarda pelo andamento do processo. Aqui, espera-se abranger perto de 700 mil crianças com a vacina e vitamina A, para além de desparasitação de perto de 600 crianças.

Já na cidade de Maputo, apenas o posto fixo no Centro de Saúde 1o de Junho registou um ligeiro atraso em relação ao início. Até às 12.00 horas de ontem contabilizava-se uma média de 200 crianças vacinadas em cada posto. Espera-se que a partir de hoje se atinja uma média de três mil crianças por dia, de modo a se cumprir a meta de 201 mil na administração da vacina contra sarampo, 213 mil com a vitamina A e 188 mil crianças desparasitadas até ao fim da campanha.

Nenhum comentário: