sábado, 8 de março de 2008

CPLP/Moçambique assume presidência da Conferência dos Ministros das Pescas da CPLP

Maputo, 7 março de 2008 - Delegações do Timor-Leste, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e Brasil estão reunidas na 3ª Sessão Ordinária da Conferência dos Ministros das Pescas da CPLP, que transcorre na cidade da Matola, sul de Moçambique.
O ministro das Pescas moçambicano, Cadmiel Muthemba, que assumiu hoje a presidência da Conferência dos Ministros das Pescas da CPLP, afirmou que as áreas da fiscalização marítima e dos recursos pesqueiros merecerão uma atenção especial por parte de Moçambique.
Ao transmitir a presidência que Portugal exercia na Conferência dos Ministros das Pescas da CPLP desde 2005, ministro português afirmou que os três anos em que o seu país presidiu à organização foram marcados pelo aprofundamento do diálogo e pela realização de acções técnicas, e defendeu a necessidade de que se passe agora a acções mais efectivas ao nível da cooperação.
Em todos os países da CPLP sector de pesca enfrenta dificuldades como o constante aumento dos preços de combustíveis, a pirataria, a segurança marítima e dos recursos marinhos.
O intercâmbio de informação entre os Estados da organização também foi apontado como um factor essencial.
O novo presidente da Conferência dos Ministros das Pescas da CPLP enfatizou a importância da discussão antecipada de directrizes da UE para o sector das Pescas, que são muitas vezes encaradas como barreiras pelos países que pretendem exportar para o mercado europeu. (AngolaPress)

Nenhum comentário: