segunda-feira, 3 de março de 2008

Grupo de universidades brasileiras vai adotar modelo europeu

Coimbra, 1º março 2008 (Lusa) - Quatrocentas universidades vão criar o "Grupo de Coimbra" no Brasil, a exemplo do que já acontece com as redes de ensino européias, em uma cerimônia marcada para 8 de março, com a presença dos presidentes brasileiro e português.

Com este ato, o Brasil adota o modelo de uma rede das 38 mais importantes e mais antigas universidades da Europa, o chamado "Grupo de Coimbra", constituído em 1985.

Ao presidir à sessão solene dos 718 anos da Universidade, o reitor de Coimbra, Seabra Santos, anunciou a constituição dessa rede em cerimônia marcada para o Real Gabinete Português de Leitura, no Rio de Janeiro, com a presença de Luiz Inácio Lula da Silva e Aníbal Cavaco Silva.

"As universidades reconhecem a Universidade de Coimbra (UC) como matriz cultural do espaço da lusofonia", disse o reitor, acrescentando que desse grupo fazem parte "quatro centenas das melhores universidades federais, estaduais, confessionais e comunitárias".

Para Seabra Santos, trata-se de "mais um êxito" internacional, em um ano em que a Universidade de Coimbra continua figurando como a primeira portuguesa no ranking internacional de universidades.

Projeto
A cerimônia de constituição do "Grupo de Coimbra", integrado nas comemorações dos 200 anos da chegada da família real ao Brasil, é para a vice-reitora Cristina Robalo Cordeiro uma boa oportunidade para reforçar as pontes de colaboração entre as instituições dos dois continentes.

Para a responsável pelas relações internacionais instituição, a Universidade de Coimbra "pode ser um elo de ligação" para o desenvolvimento de projetos de mobilidade entre a Europa e Brasil.

Cristina Robalo Cordeiro disse à Agência Lusa que a rede no Brasil poderá desenvolver as condições para criar o "Grupo de Coimbra" na América do Sul, com instituições de países com quem já existem relações, como as que integram o denominado "Grupo de Montevidéu".

O "Grupo de Coimbra" é composto por 38 universidades européias, incluindo Cambridge, Oxford, Salamanca, Bolonha, Budapeste, Barcelona, Aarhus, Gottingen, Heildeberg, Leiden, Louvain, Poitiers, Thessaloniki e Tartu.

Nenhum comentário: