sábado, 15 de março de 2008

Moçambique/Ministro dos Negócios Estrangeiros anuncia ofensiva diplomática para captar investimento

Maputo, Moçambique, 12 março 2008 - Mozambique vai procurar atrair cada vez mais investimento directo estrangeiro a fim de reduzir a pobreza e acelerar o crescimento económico, afirmou terça-feira em Maputo o novo ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Oldemiro Baloi.
O recém-nomeado Baloi, que foi ministro do Comércio e da Indústria num governo do presidente Joaquim Chissano entre 1995 e 2000, disse que a revolução industrial é o principal ponto da sua agenda de trabalho.
"Queremos uma estratégia que frutifique, queremos atrair mais investimentos e dar um empurrão a grandes projectos e queremos ainda a pequena indústria, que pretendemos ver crescer a um ritmo acelerado", disse o ministro.
Baloi substituiu Alcinca Abreu, que foi exonerada na segunda-feira juntamente com os ministros da Justiça Esperança Machavela, dos Transportes e Comunicações António Mungwambe e do Ambiente, Luciano de Castro.
Moçambique tem estado a tentar reconstruir a sua economia que quase entrou em colapso com a independência do país, em 1975, que foi seguida por uma guerra civil que durou 17 anos e que praticamente devastou o que restava.
Os recursos naturais do país e o seu potencial turístico deverão continuar a ser os principais motivos de atracção de investidores estrangeiros, havendo algumas empresas que estão a prospectar petróleo na bacia do Rovuma, no norte de Moçambique junto à fronteira com a Tanzânia. (macauhub)

Nenhum comentário: