sábado, 15 de março de 2008

Cabo Verde/Governo adere a campanha do Conselho Europeu contra tráfico humano

Praia, 14 março 2008 - Cabo Verde vai aderir à Campanha Contra o Tráfico de Seres Humanos, uma iniciativa do Conselho Europeu destinada a informar e a sensibilizar a sociedade civil sobre esta problemática.
O anúncio foi feito quinta-feira, cidade de Praia, pelo ministro cabo-verdiano da Administração Interna, Lívio Lopes.
Falando na abertura do VII Encontro dos Directores dos Serviços de Emigração e Fronteira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Lívio Lopes assumiu o compromisso de adesão do arquipélago a esta iniciativa que pretende proteger as vítimas do tráfico humano.
Acrescentou que outro objectivo é o de prevenir a sua existência e punir os responsáveis desses crimes contra os direitos humanos.
"O tráfico de seres humanos insere-se no elenco dos desafios que a comunidade internacional tem pela frente", no que diz respeito às novas ameaças à segurança humana e que tem atingido a sub-região oeste-africana, onde Cabo Verde está inserido, sublinhou.
Lívio Lopes apelou os países lusófonos a seguirem os exemplos de Portugal e do Brasil, que já lançaram a Campanha Contra o Tráfico de Seres Humanos.
O VII Encontro dos Directores dos Serviços de Emigração e Fronteira da CPLP vai analisar durante dois dias a adopção duma estratégia de cooperação no sector, bem como avaliará o Observatório dos Fluxos Migratórios da organização e os acordos assinados em 2003 em Brasília (Brasil) sobre os vistos e livre circulação. A CPLP agrupa Angola, o Brasil, Cabo Verde, a Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Portugal e Timor Leste. (AngolaPress)

Nenhum comentário: