quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Angola/Nações Unidas: José Eduardo dos Santos solicita fim do embargo americano a Cuba

Nova Iorque, 26 setembro 2007 (Dos enviados especiais) – O Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, considerou hoje, em Nova Iorque, ser "imperioso" que se ponha fim definitivo ao embargo económico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos a Cuba.


Esta medida, segundo o presidente José Eduardo dos Santos, que discursava na abertura da 62ª Assembleia Geal das Nações Unidas, a decorrer até 03 de Outubro do próximo, "viola os princípios do direito internacional e os artigos 1 e 2 da Carta da ONU".


"Angola espera que a ONU se pronuncie a este respeito, fiel ao ponto principal da sua carta, segundo a qual toda a acção deve ser resultado de debate e de decisão colectiva, excluindo, portanto, o unilateralismo", asseverou.


Referiu que os desafios que ainda existem por enfrentar necessitam de um "diálogo construtivo" entre todos os países envolvidos, em especial dos chefes de Estado e de Governo, que terão de superar eventuais divergências e entraves e encontrar uma via entre o possível e o desejável, entre a audácia e o realismo.


A necessidade de se pôr fim ao embargo económico imposto pelos Estados Unidos contra Cuba figura, entre outros pontos, na agenda de trabalhos, desta Assembleia Geral das Nações Unidas. (AngolaPress)

Nenhum comentário: