quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Brasil/Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres é lançado com sucesso

Aline Bastos / Enviada especial

Tayuan (China), 19 setembro 2007 - O lançamento do Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres (CBERS-2B) foi feito com sucesso às 11h26 desta quarta-feira - horário local (0h26 pelo horário de Brasília), na base lançamentos de Tayuan, na província de Shanxi, a pouco mais de 400 quilômetros de Pequim, na China.


Segundo o ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, os chineses demonstraram interesse em aumentar a cooperação espacial, considerada estratégica para o Brasil. "Os chineses tem um domínio grande da tecnologia. Nós temos um domínio de parte dela e trabalhar com os chineses vai ser muito importante para nós", disse.


O CBERS-2B é um satélite de observação da superfície terrestre que vai ajudar a controlar o desmatamento em regiões como a Floresta Amazônica e a investigar focos de queimadas e tráfico de drogas nas fronteiras. Já no segundo dia em órbita, o satélite fará imagens de testes das três câmeras acopladas a ele, sendo uma delas, com capacidade de produzir imagens em alta resolução de uma faixa de 27 Km de largura.


Além do ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, também estiveram presentes no lançamento do CBERS 2B, na China, o diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Gilberto Câmara e o presidente da Agência Espacial Brasileira, Miguel Henze.


http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2007/09/19/materia.2007-09-19.4903732525/view

Nenhum comentário: