quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Moçambique/Aprovado Plano Económico e Social que prevê crescimento nas exportações

Maputo, 20 setembro 2007 - O governo moçambicano aprovou a proposta do Plano Económico e Social para 2008, prevendo alcançar 1,9 milhões de euros em exportações de bens, meta que representará um crescimento na ordem de dois por centro comparativamente a este ano.

A proposta do Plano Económico e Social (PES) para 2008 indica que os resultados das exportações terão como base os produtos marinhos, a madeira e recursos minerais, sobretudo o gás e seus derivados.

O executivo moçambicano espera atingir também uma reserva líquida internacional suficiente para cobrir despesas com importação de bens e serviços durante quatro meses, particularmente os combustíveis líquidos e derivados, veículos e máquinas, refere a mesma proposta, a ser submetida à apreciação da Assembleia da República.

O Parlamento moçambicano, que se reúne em sessão ordinária a partir de Outubro, deverá apreciar igualmente uma proposta do Orçamento do Estado para 2008, avaliada em 2,4 mil milhões de euros, que engloba as despesas correntes, para investimento e outras operações importantes.

O PES/2008 define também como principais objectivos o alcance de um crescimento económico de cerca de sete por cento e conter a taxa de inflação média anual em 5,7 por cento.

Além disso, o executivo pretende que sejam criadas condições que tornem atractivas ao investimento em Moçambique, salvaguardando uma correcta gestão do meio ambiente.

Segundo o vice-ministro da Planificação e Desenvolvimento, Victor Bernardo, a iniciativa visa melhorar a quantidade e qualidade dos serviços públicos de Educação, Saúde, Água e Saneamento, estradas e energia, sem perder de vista a perspectiva de continuar a descentralização do Orçamento do Estado para os distritos. (Notícias Lusófonas)

Nenhum comentário: