quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Lançamento da campanha Povo Guarani, Grande Povo! – 21 a 23 de setembro

Entre os dias 21 e 23 de setembro será lançada a campanha Povo Gurani, Grande Povo! na aldeia Tey´ kue, próximo ao município de Caarapó, no Mato Grosso do Sul.

A campanha pretende fortalecer a articulação desse povo continental, mostrar à sociedade o valor dos Guarani e, assim, intensificar a luta pelos direitos do povo, principalmente, o direito à vida e à terra.

Vivem na América do Sul quase 225 mil Guarani. Eles estão no Uruguai, Argentina, Paraguai, Bolívia e Brasil. Este é o povo com a maior população em nosso País; cerca de 50 mil pessoas, espalhadas por sete estados (Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul).

No Brasil, há muitas referências aos Guarani e sua cultura (na literatura, na música, na pintura, no cinema e até no futebol). Apesar de tão presentes, o povo Guarani permanece praticamente invisível. O que se sabe sobre eles, por meio do noticiário, é que suas crianças morrem desnutridas, suas terras estão invadidas, são vítimas de altos índices de assassinato – enfim, que o Estado desrespeita seus direitos mínimos.

Mesmo vivendo, muitas vezes, nesta triste realidade, o povo Guarani resiste em parte de seu território, inclusive em grandes metrópoles como São Paulo e Porto Alegre. O povo luta para retomar o restante de sua terra, mantém suas crenças, língua, sua economia de reciprocidade, seu jeito de viver.

A campanha Povo Guarani, Grande Povo! é resultado do fortalecimento da articulação continenal dos Guarani, que se intensificou a partir do Encontro Continental Guarani, em janeiro de 2006.

Confirmaram presença no lançamento: a Assembléia do Povo Guarani - APG (Bolívia), a Central de Organizações de Povos Nativos Guarayos (Bolívia), o Centro de Investigação e Promoção do Campesinato - Cipca (Bolívia), Mestres e Dirigentes Guarani (Argentina), Equipe de Pastoral Aborígene – Endepa (Argentina), Lideranças Guarani do Paraguai e a Coordenação Nacional de Pastoral Indígena – Conapi (Paraguai).

Do Brasil irão lideranças do Espírito Santo, São Paulo, representantes da Comissão de Caciques Guarani do Rio Grande do Sul e lideranças de Santa Catarina, além dos Guarani do Mato Grosso do Sul. Também estarão lideranças dos povos Irantxe e Myky (MT) e Terena (MS).

O lançamento da Campanha está sendo organizado pela Comissão de professores e lideranças Guarani Kayowá e pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi). A Operação Amazônia Nativa (Opan) e Norad apóiam a Campanha.

Contatos:

Cristiano Navarro - 67-3424-9410 / 9983-4088

Marcy Picanço – 61-9979.7059

Marcy Picanço
Cimi - Assessoria de Comunicação
(61) 2106 1650/ 9979 7059
www.cimi.org.br

Nenhum comentário: