sábado, 22 de setembro de 2007

Brasil/Comunidades pedem segurança com direitos humanos

Agência Pulsar/21 setembro 2007

Para Benedito Barbosa, da Central de Movimentos Populares, o direito à cidade deve tomar a forma de políticas de segurança que respeitem os direitos humanos nas comunidades pobres. Este é um dos temas da Jornada de Lutas pela Reforma Urbana.

A Jornada de Lutas pela Reforma Urbana vai acontecer em Brasília no dia 2 de outubro, quando milhares de militantes de todo o país vão se dirigir à capital para reclamar políticas urbanas que garantam direitos e criem cidades justas, democráticas e sustentáveis.

A mobilização é produzida pelos movimentos, ONGs, associações de classe e outras organizações que compõem o Fórum Nacional de Reforma Urbana.

O tema da segurança pública é um dos principais. Nas grandes cidades brasileiras, o tratamento dispensado pela polícia às comunidades pobres quase não muda, é marcado pela violência indiscriminada, o que leva a verdadeiras tragédias familiares com a morte de jovens, principalmente.

"Pensar direito à cidade é também afirmar nosso direito à segurança pública que respeite a juventude e os direitos humanos", diz a liderança da CMP, movimento que também faz parte do fórum.

Ele também diz que as favelas e comunidades pobres deveriam receber equipamentos de lazer para a juventude, para "as pessoas terem um centro comunitário e serviços. Quando a gente fala do direito à cidade, fala desse direito integral das pessoas poderem viver na cidade com qualidade e tranqüilidade", afirma ele. (pulsar)


http://www.brasil.agenciapulsar.org/nota.php?id=2435


Audios disponibles:

Benedito Barbosa, Diretor Nacional da Central dos Movimentos Populares, fala do direito a segurança 36 seg. (289 Kb)

Nenhum comentário: