quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Cooperação militar entre Angola e Moçambique está no caminho certo

Luanda, 9 novembro 2011 (AngolaPress) – A cooperação militar entre Angola e Moçambique é boa e está no caminho certo, considerou hoje, em Luanda, o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas de Defesa de Moçambique, Paulino Macaringue.

Em declarações à Angop, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, o oficial general moçambicano, que inicia assim uma visita de trabalho de 72 horas a Angola, a convite do seu homólogo Geraldo Sachipengo Nunda, disse que a sua vinda ao país e o acordo vigente no domínio da Defesa entre os dois países são reflexo dessa cooperação.

“O meu homólogo angolano também esteve recentemente em Moçambique e militares dos dois países têm cooperado já em vários domínios, com destaque para o da formação”, realçou.

Durante a sua permanência em Angola, Paulino Macaringue avançou que vai participar das comemorações do 36ª aniversário da independência nacional e também da cerimónia de abertura dos jogos africanos militares.

Relativamente ao actual estado de prontidão das Forças Armadas Moçambicanas, o chefe do Estado-Maior advogou que é bom e fruto disso é a sua participação em algumas missões de paz, destacando a presença no Burundi.

“ Moçambique também tem experiência em algumas missões de paz, como observadores, como o que aconteceu na RD Congo e em Timor Leste”, concluiu o general.

Paulino Macaringue tem encontros previstos com o ministro da Defesa, Cândido Van-Dúnem, com o seu homólogo Sachipengo Nunda, vai deslocar-se à Escola Superior de Guerra, onde deverá proferir uma palestra, e à cidade do Soyo, na província do Zaire.

Em Setembro do corrente, os ministros da Defesa de Angola e de Moçambique, designadamente Cândido Pereira dos Santos Van-Dúnem e Filipe Nyusse, assinaram, em Maputo, um acordo de cooperação bilateral na referida área, segurança internacional, política de defesa, formação e missões de paz.

Operações humanitárias, busca e salvamento, desminagem, saúde e assistência médica, desporto e cultura são outras áreas que constam do acordo.


Nenhum comentário: