quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Cabo submarino ligando a África do Sul à França já chegou a São Tomé e Príncipe

São Tomé, São Tomé e Príncipe, 17 novembro 2011 – A Companhia Santomense de Telecomunicações vai dar início à operação de amarração do cabo submarino de fibra óptica que ligará o arquipélago à rede internacional de dados, anunciou terça-feira em São Tomé o ministro das Obras Públicas.

A afirmação do ministro Carlos Vila Nova foi proferida na praia Melão, no decurso da cerimónia de recepção do navio transportando o cabo submarino, que permitirá ligar a França à África do Sul passando por vários países da costa ocidental africana, incluindo São Tomé e Príncipe.

O ministro disse que o projecto está orçado em cerca de 700 milhões de dólares, tendo São Tomé e Príncipe assumido o compromisso de investir 25 milhões de dólares numa parceria de financiamento com o Banco Mundial e a Companhia Santomense de Telecomunicações, controlada pela Portugal Telecom.

O administrador-delegado da Companhia Santomense de Telecomunicações, José Jardim, admitiu que “as obras ficarão concluídas em Outubro de 2012 já com a entrada em funções do cabo em fibra óptica para os clientes empresariais e residenciais” em São Tomé e Príncipe, país actualmente ligado apenas por satélite.

O novo cabo submarino irá permitir melhorar os serviços de telecomunicações, “como o acesso à Internet em banda larga, com muito mais segurança, ligação ao mundo em qualquer ponto do país e com possibilidade de redução de custos”, acrescentou José Jardim. (macauhub)

Nenhum comentário: