domingo, 17 de maio de 2015

BRICS, БРИКС/Primeiro-ministro chinês começa pelo Brasil visita à América Latina

17 maio 2015, http://www.noticiasaominuto.com (Portugal)


O primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, partiu hoje de Pequim para uma viagem à América Latina, que inclui o Brasil, Colômbia, Peru e Chile, durante a qual deverá assinar vários acordos de cooperação em vários setores.

Acompanhado pela mulher, Cheng Hong, e por uma delegação empresarial com 120 participantes, o primeiro-ministro chinês vai reunir com os presidentes dos quatros países: Dilma Rousseff (Brasil), Juan Manuel Santos (Colômbia), Ollanta Humala (México) e Michelle Bachelet (Chile), informou hoje a agência Xinhua.

No Brasil, país onde chega na segunda-feira, Li Keqiang deverá assinar cerca de 30 acordos em vários sectores.

Segundo o Ministério do Comércio chinês, Li Keqiang vai abordar o aprofundamento da cooperação industrial e tecnológica, desenvolvimento de infraestruturas, formação de recursos humanos e
apoio financeiro.

A viagem do primeiro-ministro da China à América Latina termina no próximo dia 26.

---------


BRICS, БРИКС/China vai atualizar cooperação com América Latina
14 maio 2015, Diário do Povo Online http://portuguese.people.com.cn (China)
Beijing -- O primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, iniciará uma visita pelos quatro países latino-americanos – Brasil, Colômbia, Peru e Chile na próxima semana. Será a primeira viagem de Li Keqiang à América Latina desde tomar posse do premiê chinês.

Diante a normalidade econômica da China e a recessão da América Latina, todo mundo presta atenção a novos pontos de crescimento para as relações sino-latino-americanas.

Durante a viagem de Li, a China e os quatro países latino-americanos vão assinar uma série de acordos de cooperação, que abrangem o minério, energia, agricultura, finanças, ciência e tecnologia, aeronáutica e construção infraestrutural.

O Brasil será o primeiro país a que o premiê chinês vai viajar. O comércio e o investimento entre a China e o Brasil já se tornaram cada dia mais diversificados. O Brasil exportou à China os aviões regionais enquanto a China exportou ao Brasil os trens de metrô, que forneceram os serviços de transporte público durante a Copa do Mundo 2014. Além disso, o Brasil é o único país latino-americano a aderir ao Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura.

“No passado, a cooperação comercial entre a China e a América Latina focalizou no recurso mineral, commodities e produtos agrícolas. Com a transformação e atualização da economia chinesa, a procura destes produtos pode diminuir e os países latinos-americanos também querem que a China diversifique sua importação,” afirmou Xu Shicheng, pesquisador do Instituto dos Estudos Latino-americanos da Academia Chinesa de Ciências Sociais.

De acordo com os dados divulgados pelo Ministério do Comércio da China, o valor comercial entre os dois blocos atingiu 263 bilhões de dólares em 2014, com o equilíbrio na importação e exportação. O valor comercial entre a China e os quatro países a que Li Keqiang vai visitar representa 57% do comércio bilateral entre a China e toda a região latina.

No Fórum China-CELAC realizado em janeiro na capital chinesa, os dois lados disseram esperar aumentar o valor do comércio bilateral para 500 bilhões de dólares em 10 anos, com o investimento mútuo em 250 bilhões de dólares, a fim de promover o crescimento do comércio mútuo e o desenvolvimento de benefício recíproco.

“Desejamos que os governos e as empresas de ambos os lados explorem o mercado e que as empresas latino-americanas estudem bem os hábitos e tendências dos consumidores chineses, para reforçar a promoção comercial através de participarem de várias feiras,” afirmou o assistente do ministro do Comércio, Tong Daochi. (Renato Lu,editor)

   

Nenhum comentário: