quinta-feira, 21 de maio de 2015

Moçambique/Zuma pede desculpas pelos ataques xenófobos

20 de Maio de 2015, Jornal Notícias http://www.jornalnoticias.co.mz (Moçambique)

O presidente sul-africano, Jacob Zuma, pediu ontem oficialmente desculpas ao povo moçambicano pelos ataques xenófobos que recentemente visaram cidadãos estrangeiros no seu país, tendo culminado com a morte de sete pessoas, três das quais moçambicanas.

“Estou consciente que tivemos recentemente um incidente infeliz dos ataques xenófobos contra cidadãos estrangeiros na África do Sul, o que realmente nos chocou e
nos perturbou. Pensei que fosse importante para nós pedirmos desculpas em nome de uma pequena minoria de sul-africanos que cometeu esses actos hediondos”, explicou Zuma.

Enfatizou que moçambicanos, sul-africanos, malawianos e zimbabweanos há séculos convivem juntos em harmonia, e muitos deles já têm a nacionalidade sul-africana, e nunca houve um problema.

“Mesmo agora não se vislumbra que haja pessoas a favor da violência contra estrangeiros, no geral, estou seguro que perceberam que houve protestos do meu povo contra estes actos. Por estar aqui pela primeira vez desde aquele incidente, achei por bem colocá-lo na mesa para dizer que nos sentimos muito magoados, e apresentamos as nossas condolências às famílias das vítimas e desejamos aos que possam estar feridos uma rápida recuperação”, salientou o Chefe de Estado sul-africano.

Como forma de evitar que actos xenófobos ressurjam o Presidente Zuma disse que desde o primeiro momento o seu Governo tem-se empenhado em resolver o problema subjacente que originou os ataques, a pobreza e a falta de emprego que afecta grande parte dos 50 milhões de pessoas que habitam aquele território.

  

Nenhum comentário: