sábado, 23 de maio de 2015

Moçambique/Xenofobia na África do Sul: Detalhes são importantes para compreender o fenómeno

22 Maio 2015, Jornal Notícias http://www.jornalnoticias.co.mz (Moçambique)

A Presidente da Assembleia da República, Verónica Macamo, considera importante o facto de o Presidente da África do Sul, Jacob Zuma, ter vindo a Maputo detalhar as circunstâncias em que ocorreram os actos de xenofobia praticados no seu país contra cidadãos estrangeiros, incluindo moçambicanos, assim como ter apresentado, formalmente, o pedido de desculpas em nome do seu Governo e do povo sul-africano.

Verónica Macamo fez estas considerações
falando a jornalistas momentos após o encontro de cortesia que manteve com o Chefe do Estado sul-africano, que ontem terminou uma visita de Estado de dois dias a Moçambique.
  
“Foi bom o sr. Presidente ter-nos dado detalhes, porque ficámos a saber o que realmente aconteceu. Não estamos a analisar agora a questão e nem vamos analisá-la com base em especulação, mas em função da realidade que nos foi transmitida”, disse a Presidente da AR, que no encontro com Zuma fez-se acompanhar pelos dois vice-presidentes e os três chefes das bancadas parlamentares, para além de outros quadros da instituição.

Verónica Macamo disse ainda que, para além de abordar matérias cadentes da cooperação bilateral, o encontro serviu para que as duas partes manifestassem a amizade e solidariedade existentes entre os dois países e povos.

“Dissemos que temos a certeza de que a sua visita vai alavancar as relações entre os dois países”, frisou Macamo para quem Jacob Zuma é um “grande impulsionador das relações de amizade e de cooperação entre as duas nações vizinhas”.

A Presidente da AR referiu, igualmente, que a nível parlamentar os dois países têm boas relações e que foi com o apoio da África do Sul que Moçambique conseguiu eleger Eduardo Mulémbwè como candidato único da SADC para o cargo de Presidente do Parlamento Pan-Africano, cuja eleição vai ter lugar no dia 27 do corrente mês na cidade sul-africana de Mindrad, sede da organização.
  
Na mesma circunstância, Jacob Zuma classificou a sua deslocação ao nosso país como tendo sido um “grande sucesso”. Acrescentou que foram frutíferos e satisfatórios os resultados dos debates sobre as diversas matérias de cooperação entre os dois países.

Zuma lembrou que é sempre com uma grande alegria que visita o nosso país, onde viveu 10 anos de exílio, durante a vigência do regime do “apartheid” na África do Sul.

Sobre o incontornável caso de xenofobia, que marca também o momento das relações entre os dois países, o estadista sul-africano disse ter informado à direcção do Parlamento moçambicano, detalhadamente, os contornos da violência que custou a vida a cidadãos estrangeiros e, particularmente, a três moçambicanos.


Nenhum comentário: