sexta-feira, 19 de agosto de 2011

O MURO DE BERLIM CAÍU. O DA CISJORDÂNIA CAIRÁ QUANDO?

18 agosto 2011/Vermelho http://www.vermelho.org.br

Enquanto a mídia se esforça para demonizar o socialismo nestes 50 anos da construção do Muro de Berlim, um outro muro passa incólume. Trata-se do muro ilegal que foi construído por Israel, há 11 anos, para isolar o território invadido pelo país na Palestina. Se o muro de Berlim foi um símbolo da crueldade da Guerra Fria, o chamado “Muro do Apartheid” é um símbolo do terror sionista.

Sete anos após a Corte Internacional de Justiça (CIJ) concluir que a construção, por Israel, de uma barreira no território invadido na Palestina era ilegal, um novo relatório das Nações Unidas reafirma a ilegalidade e pede que parte do muro seja derrubado.

“Só então as comunidades palestinas cortadas pela barreira poderão ser capazes de exercer os seus direitos à liberdade de locomoção, trabalho, saúde, educação e desfrutar de um padrão de vida adequado”, afirma o relatório “Situação humanitária na Faixa de Gaza“.

Os palestinos são forçados a atravessar portões, abertos apenas em horários específicos, para acessar aos serviços de educação e saúde, ou mesmo para fazer suas compras. Membros de uma mesma família divididos pela barreira precisam pedir autorização para entrar em Jerusalém e fazer uma visita.

O relatório também destaca o impacto da barreira entre os agricultores palestinos. Muitos só podem acessar suas terras com licenças emitidas por Israel. “Esta política tem devastado a subsistência agrícola em toda a Cisjordânia”, afirma o documento.

Ao longo dos últimos cinco anos, o Escritório das Nações Unidas de Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA) tem publicado relatórios sobre os prejuízos da barreira no aniversário do parecer consultivo da CIJ, comemorado na última segunda-feira (11/07).

O pior é que o Muro da Aparthaid não é o único. Agora Israel está construindo uma cerca imensa nas Colinas de Golã em território invadido da Síria:

Fonte: da redação, com informações de sanaud-voltaremos.blogspot

Leia mais:
-Harald Neuber: O 50º aniversário da construção do Muro de Berlim
-Alemanha Oriental: O muro invisível continua lá

Nenhum comentário: