quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Observadores internacionais acompanham eleições presidenciais em Cabo Verde

Em 36 anos de independência, Cabo Verde teve três chefes de Estado – Aristides Pereira (1975-1991), António Mascarenhas Monteiro (1991-2001) e Pedro Pires (desde 2001).

Praia, 3 agosto 2011 (África 21/Panapress) – Observadores da União Africana (UA), da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e dos Estados Unidos deverão supervisionar as eleições presidenciais de 7 de agosto em Cabo Verde.

A UA enviou a Cabo Verde o congolês Pascal Gayama, antigo secretário-geral adjunto da Organização de Unidade Africana (OUA), para chefiar a sua delegação composta por 13 observadores de vários países africanos.

Os restantes observadores da UA deverão chegar a Praia, o mais tardar, até à próxima sexta-feira.

Para além da missão da UA, o pleito eleitoral de domingo em Cabo Verde deverá ser supervisionado por 11 observadores dos Estados Unidos e da CEDEAO.

Os observadores têm como missão testemunhar o processo eleitoral, o escrutínio e o apuramento dos resultados, bem como emitir parecer sobre a sua credibilidade em função de critérios relativos à transparência, ao carácter democrático da eleição, à aplicação da lei eleitoral e aos procedimentos exigíveis.

Manuel Inocêncio (apoiado pelo PAICV, partido no poder), Aristides Lima (deputado do PAICV, que concorre como independente), Jorge Carlos Fonseca (apoiado pelo MpD, maior partido da oposição) e Joaquim Jaime Monteiro (independente) , são os quatro candidatos que se apresentam ao escrutínio de 7 de agosto.

Um total 305.349 eleitores estão inscritos para as presidenciais, dos quais 36.934 na diáspora, com vista a escolher o sucessor de Pedro Pires, eleito em 2001 e reeleito em 2006, mas que está impossibilitado constitucionalmente de concorrer a um terceiro mandato.

Em 36 anos de independência, Cabo Verde teve três chefes de Estado – Aristides Pereira (1975-1991), António Mascarenhas Monteiro (1991-2001) e Pedro Pires (desde 2001).


Nenhum comentário: