sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Angola doa cinco milhões de dólares ao corno de África

Addis Abeba, 26 agosto 2011 (AngolaPress) - Angola vai contribuir com cinco milhões de dólares na campanha para acudir as populações do corno de África afectadas pela fome e seca - anunciou em Addis Abeba, capital Etíope, o ministro das Relações Exteriores, George Chicoti.

George Chicoti, que representou o Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, na Conferencia de Doadores para os países do corno de África afectados pela seca e fome, disse que o Governo angolano acompanha com tristeza e preocupação o drama das populações no Corno de África.

O chefe da diplomacia angolana adiantou existir uma comissão em Angola a trabalhar na mobilização da sociedade civil, no sentido de prestar a ajuda às populações daquela região.

George Chicoti falou igualmente da disponibilidade de solidariedade e apoio dos países da SADC, durante a reunião que decorreu em Luanda, sobretudo no que toca a ajuda e assistência humanitária as populações do Corno de África.

Segundo o chefe da diplomacia angolana, é necessário que os governos africanos invistam na agricultura para garantir a segurança alimentar dos povos africanos.

Durante a reunião de doadores foram arrecadados mais de trezentos e cinquenta milhões de dólares em cash e mais de 28 milhões de dólares em bens (alimentação, vestuário e medicamentos).

Mais de 12 milhões de pessoas estão afectadas pela fome e seca no corno de África dos quais 3,4 milhões são somalis.

O presidente da Comissão da União Africana, Jean Ping, salientou que são necessários 2,5 biliões de dólares para acudir o sofrimento daquelas populações.

De acordo com Jean Ping, até ao momento foram prometidos 1,3 biliões de dólares, ou seja, quarenta e dois porcento do total necessário para ajudar os "irmãos africanos do corno de África".

A conferência de apenas um dia é a primeira em África e contou com a participação de estadistas africanos e membros da comunidade internacional.

Nenhum comentário: