segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Ministro angolano da Defesa destaca relações entre Angola e Cuba


Havana, 8 agosto 2011 (AngolaPress) - O ministro angolano da Defesa Nacional, Cândido Pereira dos Santos Van-Dúnem, realçou em Havana que as relações entre Cuba e Angola são um exemplo de solidariedade, amizade e de irmandade que será gravado para sempre na memória de todos os povos amantes da paz e do progresso.

Intervindo em Havana durante uma visita à sede do Ministério das Forças Armadas (MINFAR), Cândido Van-Dúnem afirmou: "Os nossos povos escreveram com o seu sangue e suor momentos gloriosos que resultaram na consolidação da nossa liberdade, independência nacional e soberania, depois de heróicas batalhas comuns travadas contra os seus inimigos" - recordou

Segundo o governante angolano, as forças armadas dos dois países estiveram lado-a-lado nas batalhas de Kifangondo, Kangamba, Kuito Kuanavale, Tchipa e em tantas outras, onde mostraram ao mundo belas lições de internacionalismo, solidariedade e de respeito mútuo, cujos indiscutíveis resultados culminaram com o fim do regime do Apartheid na África do Sul, com a independência da Namíbia e o inicio de uma era nova de progresso em toda a Região Austral de África.

Para o ministro, desde que a guerra terminou em 2002, os angolanos conjugaram os seus esforços para consolidar a paz e dedicaram-se na reconstrução do seu país, repondo a circulação rodoviária e reabilitando os caminhos-de- ferro, estações de tratamento e captação de água, entre outras infra-etruturass.

Anunciou que desde 2002 até 2008 constitui um facto que Angola regista um progresso notável na reconstrução das infra-estruturas e na sua economia, realçando que o Produto interno Bruto (PIB) multiplicou-se por 2.6 e a taxa média anual de crescimento cifrou-se em 14.6 porcento.

Embora estes êxitos no plano económico, o governo angolano tem consciência de que o povo precisa sentir a riqueza produzida pelo país no seu dia-a-dia, explicou.

Deste modo, acrescentou que o combate o combate à pobreza, a criação de melhores condições de vida para as populações com a construção de uma rede de infra-estruturas sociais, tais como de educação e serviços de saúde.

O ministro angolano da Defesa encontra-se desde terça-feira à noite na capital cubana, Havana, onde realiza uma visita de trabalho até domingo, à frente duma delegaçâo do seu ministério.

Durante a sua estadia em Havana, a delegaçâo ministerial desdobrou-se em encontros com instituições militares cubanas com destaque para a Escola Inter-Armas das FAR "General António Maceo", Brigada de FA e a colocação de uma coroa de flores no monumento ao general António Maceo e seu ajudante Panjito Gomez Toro.

Quinta-feira, a delegaçâo visitou a União Agropecúaria Militar, a sede do Ministério das Forças Armadas (MINFAR), onde foi recebida pelo general de Corpo de Exército, Júlio Casas Regueiro, acompanhado pelos vice-ministros da Defesa, generais de Corpo de Exército, Leopoldo Cintras Frias, Álvaro Lopez Miera, respectivamente, e pelo chefe de Estado-Maior General, Joaquin Quinta Solas.

Na sexta-feira, a delegaçâo angolana esteve Ddirecção das Relações Exteriores das FAR onde abordou questões ligadas ao reforço da cooperação entre as Forças Armadas dos dois países.


Nenhum comentário: