terça-feira, 23 de agosto de 2011

Líbia/AMEAÇAS DE MORTE A JORNALISTAS

23 agosto 2011/Resistir.info http://www.resistir.info

Os jornalistas Mahdi Darius Nazemroaya e Thierry Meyssan estão sob ameaça de morte em Tripoli. O primeiro é investigador do Centre for Research on Globalization e o segundo presidente do Réseau Voltaire e da conferência Axis for Peace. Ambos encontram-se sitiados no Hotel Rixos, em torno do qual decorrem combates. Há informações de que teria sido dada a ordem de abatê-los.

Cinco Estados ofereceram protecção diplomática aos dois jornalistas, mas os combates em torno do hotel impedem-nos de sair e várias destas embaixadas estão cercadas a fim de tornar o seu acesso impossível. O Résau Voltaire apela a pressões sobre os governos envolvidos no sentido de garantir as vidas destes jornalistas e que se faça circular esta informação.

Observação de Mercosul & CPLP: O portal Resistir.info divulgou as seguintes denúncias publicadas nos portais Metro Gael http://www.metrogael.blogspot .com e Global Research http://www.globalresearch.ca:

a) De acordo com a repórter independente Lizzie Phelan, em Tripoli, as autoridades líbias descobriram que a maior parte dos jornalistas hospedados no Rixos Hotel eram, na realidade, agentes da CIA e do MI6 disfarçados de profissionais da mídia internacional.

b) A emissora de televisão Al Jazira tem falsificado fotografias sobre a situação na Líbia, pré-fabricando igualmente num estúdio em Doha, Qatar, cenas de regozijo e de euforia pela chegada dos “rebeldes”.

c) Nazemroaya levou um tiro de um atirador da NATO/rebelde quando tentava colocar um sinal de imprensa no topo do Rixos Hotel a fim de proteger o edifício do bombardeamento da NATO.

d) A repórter Lizzi Phelan contactou um amigo ontem para dizer que fora ameaçada pelo pessoal da CNN e havia sido impedida de utilizar facebook e email.

Estas informações se encontram nos seguintes endereços: http://www.metrogael.blogspot.com/...
http://www.globalresearch.ca/index.php?context=va&aid=26155


Nenhum comentário: