quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Moçambique e Portugal criam banco de investimento com sede em Maputo

Maputo, Moçambique, 9 setembro 2009 - Portugal e Moçambique vão criar um banco de investimento, com um capital social de 500 milhões de dólares e que terá sede em Maputo e uma sucursal em Lisboa.

O memorando de entendimento para a criação do banco, que deverá iniciar operações no primeiro trimestre de 2010, foi assinado terça-feira em Maputo entre os ministros das Finanças dos dois países, Manuel Chang por Moçambique e Teixeira dos Santos por Portugal.

A visita de um dia de Teixeira dos Santos a Moçambique serviu também para assinar com o Governo de Maputo uma adenda que reforça para 200 milhões de euros uma linha de crédito assinada em 2008 e um novo acordo de financiamento de financiamento de 300 milhões de euros.

O novo acordo de financiamento de 300 milhões de euros é destinado a infra-estruturas rodoviárias, ferroviárias e portuárias mas também a equipamento sociais ou tecnológicos.

O banco será financiado em partes iguais pela Direcção Nacional do Tesouro de Moçambique e pela Caixa Geral de Depósitos de Portugal, instituição que já detém em Moçambique 50 por cento do capital do BCI, um banco comercial.

O novo banco poderá não só financiar como também participar em projectos de desenvolvimento.

Trata-se de uma “iniciativa fundamental para criar aqui um quadro de apoio ao reforço de parcerias que queremos que se constituam entre portugueses e moçambicanos, em projectos e investimentos que sejam fulcrais para o desenvolvimento da economia moçambicana”, disse Teixeira dos Santos.

Manuel Chang, que elogiou o crescendo da cooperação entre dos dois países, disse que quer ver o banco constituído “o mais urgente possível”, e lembrou que as linhas de crédito se destinam a projectos de infra-estruturas rodoviárias.(macauhub)

Nenhum comentário: