sexta-feira, 24 de abril de 2009

No Ano da França no Brasil, país barra 55% dos brasileiros

22 abril 2009/Vermelho http://www.vermelho.org.br

No Ano da França no Brasil, o país europeu está barrando mais brasileiros que no ano passado, revelam números do próprio Consulado Geral da França em São Paulo. Na comparação entre os primeiros bimestres deste ano e do ano passado, o crescimento de brasileiros que não conseguiram nem passar do aeroporto foi de 55% -de 177 para 274. Segundo a diplomacia francesa, a principal causa de recusas foi a falta de "documentos" como seguro de saúde para viagem internacional e comprovante de reserva de hotel.
Em geral, o viajante tem de apresentá-los quando é interrogado em sala reservada nos aeroportos, o que acontece com quem desperta desconfiança dos agentes de imigração.
Foi o que aconteceu com a professora universitária Solange França, barrada em Paris na Sexta-feira Santa. "Informei que não havia feito seguro, mas apresentei cartão de plano de saúde. Também mostrei contracheque do Governo do Estado da Bahia, que conta que sou professora da Universidade Estadual de Santa Cruz", diz ela, que descreve o confinamento em uma sala "pouco limpa" e momentos de "medo" e "desrespeito" pelos agentes, com ela e outros 16 brasileiros "devolvidos".
Assim como ocorreu com Solange, plano de saúde não costuma ser aceito como substituto de seguro de viagem -que, na agência de intercâmbio STB, por exemplo, custa US$ 131 para o plano básico de um mês.
Para quem se hospeda na casa de amigos, exige-se que os anfitriões registrem carta-convite na prefeitura local e a enviem ao Brasil pelo correio. As recomendações valem para outras nacionalidades e o país ressalta a boa relação com o Brasil, celebrada no Ano da França no Brasil, série de eventos culturais e institucionais iniciada hoje.
Deportações
Nos últimos três anos, as deportações de brasileiros mais que dobraram -de 285 em 2006, saltaram para 674 em 2008 (135%). A tendência é de alta em 2009. Houve 25% mais deportados que no primeiro bimestre de 2008.
Os números mais recentes de barrados no aeroporto também chamam a atenção e têm relação com o temor de que muitos turistas queiram, na verdade, morar ilegalmente no país. O consulado não informou dados de inadmitidos em março de 2008, mas foram 174 em março de 2009, mês de baixa temporada para o turismo no país.
O Consulado Geral do Brasil em Paris diz que os números são ainda mais altos. Só pelos registros da TAM, afirma, foram 206 em março -ante 67 de janeiro e 116 de fevereiro.
Para se obter o número completo, seria preciso somar os recusados em voos da Air France, que também voa direto do Brasil a Paris. À Folha as empresas não forneceram dados. (Fonte: Folha de S.Paulo)

http://www.vermelho.org.br/base.asp?texto=54731

Nenhum comentário: