quinta-feira, 23 de abril de 2009

Cabo Verde/Responsável da CPLP defende criação de linha marítima entre Praia e Bissau

Praia, Cabo Verde, 23 abril 2009 - Os governos de Cabo Verde e da Guiné-Bissau estão “muito receptivos” ao lançamento de uma ligação marítima regular entre as capitais dos dois países, afirmou o presidente do Conselho Empresarial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Citado pelo jornal cabo-verdiano A Semana, Braima Camará disse que a ligação marítima permitiria lançar as “tão ambicionadas trocas comerciais” entre os dois países.

Aos jornalistas, o guineense lembrou que “Cabo Verde importa quase tudo do estrangeiro e a Guiné-Bissau tem dificuldade em escoar os seus produtos agrícolas, pelo que uma linha marítima regular entre as duas capitais permitiria a Cabo Verde receber produtos frescos, entre pescado, legumes e fruta”.

O presidente do Conselho Empresarial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) garantiu que já houve contactos entre os governos neste sentido.

Camará referiu ainda que, a 19 de Junho, vai estar em Bissau uma missão empresarial cabo-verdiana para encontros com empresários locais.

Cabo Verde é neste momento o principal ponto de ligação da Guiné com o exterior. Três voos semanais da transportadora aérea de Cabo Verde asseguram o transporte de passageiros guineenses em direcção ao Senegal, Europa, Brasil e Estados Unidos da América.

A transportadora aérea portuguesa TAP, que também voa para Bissau, tem apenas um voo semanal e a Air Senegal, com os problemas que foram tornados públicos, deixou de operar. (macauhub)

Nenhum comentário: