segunda-feira, 20 de abril de 2009

Premiê cabo-verdiano pede ação coordenada na Guiné-Bissau

Cidade da Praia, 20 abril 2009 (Lusa) - O primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, defendeu nesta segunda-feira ter chegado a hora de “todos agirem” em defesa da Guiné-Bissau, “mas de forma coordenada, rápida e eficaz”.

Neves, que abriu os trabalhos da Reunião Técnica sobre a Reforma do Setor da Defesa e Segurança da Guiné-Bissau, que ocorre hoje na Cidade da Praia, pediu à comunidade internacional um “apoio efetivo” ao governo guineense.

“Temos todos de agir, mas de agir a tempo, de forma coordenada, célere e eficaz nesta fase difícil da vida da Guiné-Bissau", disse Neves.

"Estou convicto, porém, de que o retorno à normalidade desse país depende antes de mais dos políticos, dos cidadãos e da sociedade civil guineenses”, afirmou.

O chefe do executivo cabo-verdiano declarou que “deposita toda a confiança” no governo guineense, destacando que o seu homólogo guineense, Carlos Gomes Júnior, presente na reunião, “saberá lidar o processo e conduzir o país ao reencontro da paz, estabilidade e reconciliação nacional”.

“A Guiné-Bissau tem uma visão clara dos objetivos estratégicos da reforma, dos caminhos que devem ser trilhados, dos esforços internos que devem ser consentidos e dos apoios necessários dos parceiros internacionais”, disse Maria Neves, insistindo no “apoio incondicional” de Cabo Verde ao “país irmão”.

“Apelo a uma real participação de todos os países e organizações representados, que encontrarão aqui um diagnóstico realista das dificuldades, propostas de soluções e medidas que poderão ajudar a implementar, com mais celeridade e resultados, esta capital reforma dos sectores da Defesa e Segurança na Guiné-Bissau”, disse.

Nenhum comentário: