sábado, 18 de abril de 2009

Portugal/Comissão de Anistia brasileira divulga pesquisas em Coimbra

Coimbra, 17 abril 2009 (Lusa) - A Comissão de Anistia brasileira inicia, na segunda-feira, em Portugal, a divulgação dos trabalhos que desenvolveu sobre a ditadura, durante um seminário luso-brasileiro que acontece no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

"O ministro da Justiça do Brasil decidiu considerar Portugal o primeiro país onde iria apresentar os trabalhos da Comissão de Anistia", disse à Agência Lusa o diretor do Centro de Estudos Sociais (CES), o sociólogo Boaventura de Sousa Santos.

Este "trabalho importante do Ministério da Justiça do Brasil no sentido de desarquivar a ditadura" vai ser apresentado no seminário "Repressão e Memória Política", organizado pelo CES e pela Comissão de Anistia brasileira.

O ministro da Justiça, Tarso Genro, participa do seminário, ao lado de Boaventura de Sousa Santos, que é também diretor do Centro de Documentação 25 de Abril, da Universidade de Coimbra.

A Comissão de Anistia pretende divulgar o que aconteceu no Brasil durante a ditadura, como os crimes cometidos, incluindo a tortura contra presos. Portugal fará essa divulgação na Espanha e em outros países.

Trabalhos
De acordo com a coordenadora do evento, Cecília Macdowell Santos, pesquisadora do CES, o seminário tem como objetivo geral "estabelecer uma interlocução aprofundada entre as iniciativas de preservação da memória política dos dois países, que tiveram um passado recente de longos governos repressivos".

Boaventura de Sousa Santos afirmou que, durante o seminário, será celebrado um protocolo de colaboração entre o Centro de Documentação 25 de Abril e o Ministério da Justiça brasileiro, que será firmado por Tarso Genro e pelo reitor da Universidade de Coimbra, Fernando Seabra Santos.

O evento é uma oportunidade para aprofundar a cooperação entre o Ministério da Justiça e o CES, em que são destacadas as negociações para a criação do Observatório Permanente da Justiça Brasileira, que contará com o apoio técnico do CES através do Observatório Permanente da Justiça Portuguesa, coordenado por Boaventura de Sousa Santos.

Na viagem a Coimbra, o ministro Tarso Genro profere no auditório da universidade sobre crise financeira e direitos humanos.

Nenhum comentário: