sexta-feira, 18 de abril de 2008

Moçambique/Consórcio com capital sul-africano, chinês e moçambicano investe em fábrica de aço nos arredores do Maputo

Maputo, Moçambique, 18 abril 2008 - Um consórcio com capital sul-africano, chinês e moçambicano investiu 44 milhões de dólares na construção de uma fábrica de tubos de aço no Parque Industrial de Beluluane, a 16 quilómetros do Maputo, escreve hoje o jornal Notícias.
O jornal refere que a fábrica deverá começar a produzir no final do ano, ou início de 2009, com mercados já assegurados em África e nos Estados Unidos ligados à indústria de transporte de derivados de petróleo e gás natural.
A fábrica terá, numa primeira fase, capacidade para produzir 200 mil toneladas de tubos de aço por ano, com perspectiva de se avançar para as 700 mil toneladas por ano.
A matéria-prima para a produção da referida fábrica deverá ser importada de países como Turquia, China ou e África do Sul.
O empreendimento junta capitais nacionais e estrangeiros, sendo 50 por cento da Capital Star Steel, da África do Sul, 40 por cento do Seven Star Group, da China, e dez por cento de um grupo de empresas moçambicanas, nomeadamente a Companhia do Pipeline Moçambique-Zimbabwe, Petromoc, Electricidade de Moçambique, Matola Gas Company e Petroline.
O Ministro da Indústria e Comércio de Moçambique António Fernando disse, durante o lançamento do projecto que o projecto ficará instalado na "zona franca industrial criada pelo Governo com o objectivo de estimular o investimento estrangeiro e a promoção do emprego para os moçambicanos".
António Fernando referiu que a instalação do projecto no Parque Industrial de Beluluane teve em consideração "a disponibilidade de energia eléctrica a um custo mais baixo comparativamente a outros países da região, a disponibilidade de mão-de-obra, bem como a proximidade de um porto através do qual a fábrica se vai abastecer de matéria-prima e exportar grande parte da sua produção".
O Parque Industrial de Beluluane, com 700 hectares, é uma parceria entre o Governo de Moçambique e a empresa Chiefton Mozambique e tem acesso ao Porto do Maputo localizado a vinte quilómetros. (macauhub)

Nenhum comentário: