sábado, 26 de abril de 2008

70% dos peruanos desaprovam a gestão do presidente Garcia

22 abril 2008 / Adital http://www.adital.com.br
Agência de Informação Frei Tito para a América Latina

70% dos peruanos desaprovam o presidente de seu país, Alan García, enquanto que 72% desaprovam seu governo. Foi o que revelou este domingo uma pesquisa publicada pelo jornal de Lima El Comercio.
A pesquisa, efetuada pela empresa privada Apoyo, em 16 cidades do país, indicou que apenas 26% expressaram aprovação a Garcia e um quarto por cento não expressou sua opinião.
Entre os que desaprovaram o mandatário, 57% explicaram que sua qualificação se deveu ao aumento dos preços, enquanto que 41% disseram que "não cumpre com suas promessas, é mentiroso". Outros 36% disseram que "não há trabalho" e 34% que existe "um desempenho ruim da economia".
A pesquisa, elaborada entre 15 e 17 de abril, indicou que a aprovação de García baixou em dois pontos em relação a março passado.
Instituições como o Congresso e o Poder Judicial são desaprovadas por 80% e 76%, respectivamente, enquanto que a gestão do presidente do Conselho de Ministros, Jorge Del Castillo, é rechaçada por 62%.
Ao mencionar os principias problemas do Peru, 43% consideraram que é a corrupção; 38% o desemprego e a falta de trabalho; 36% a pobreza e a fome; e 28% a delinqüência e a falta de segurança.
Também 24% mencionou entre os problemas do país o custo de vida e os preços altos; 23% o abuso das autoridades; e 23% a educação inadequada.
O consulto Alfredo Torres, representante de Apoyo, declarou ao El Comercio que é a primeira vez que a corrupção "passa a frente no rankin de principais problemas do país na percepção da opinião pública". (A nota é da TeleSUR)

http://www.adital.com.br/site/noticia.asp?lang=PT&cod=32693

Nenhum comentário: