segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Produção petrolífera em Angola atinge um milhão e 900 mil barris/dia

Luanda, 25 fevereiro 2008 – Angola produz desde a última semana um milhão e 900 mil barris de petróleo/dia, superando a anterior cifra de 1,7 milhão alcançada até do final de 2007, com a expectativa de atingir, ainda este ano, uma produção diária de dois milhões de barris.
A informação foi dada hoje (segunda-feira), em Luanda, pelo presidente do conselho de administração da Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola (Sonangol), Manuel Vicente, durante uma conferência de imprensa, por ocasião do 32º aniversário da criação da Sonangol (25/02/76).
Segundo afirmou, este incremento tem levado ao crescimento progressivo da força de trabalho da companhia, registando, a nível da Sonangol, um efectivo de oito mil 240 trabalhadores.
Num balanço das actividades realizadas em 2007, destacou a realização, pela petrolífera angolana, de um volume de negócios na ordem dos de 11 mil milhões de dólares norte-americanos, dados segundo Manuel Vicente, “ainda preliminares, pois faltam ser auditados”, mais ainda assim, “estimamos que o volume de negócios tenha atingido os 17 biliões de dólares norte-americanos”.
Os impostos estão calculados em 1,3 mil milhões de dólares norte-americanos. A companhia espera obter deste período um aumento de 1,3 mil milhões em lucro líquido sobre os ganhos de 2006.
Das realizações de 2007, Manuel Vicente destacou a efectivação do controlo da Refinaria de Luanda, embora a empresa não detenha os 100 porcento das acções da unidade de refinação, actualmente gerida pela companhia angolana.
Referindo-se à internacionalização da Sonangol, disse que a sua actividade não se restringirá a Portugal, tendo em conta a actual dinâmica dos preços do barril do crude no mercado internacional, sendo assim, a companhia vai abrir mercado “ali onde for viável, procurando diversificar a actividade da empresa”.
Para este ano, disse que a petrolífera vai manter como prioridade a melhoria da oferta de combustíveis e seus derivados, além de garantir o fornecimento destes em qualidade e quantidades desejadas a todos os pontos do país.
Para ultrapassar as dificuldades existentes nas áreas de abastecimento e distribuição de combustíveis, disse estar em curso investimentos na ordem de 300 milhões de dólares norte-americanos para, desta forma, “fazer face aos desafios de desenvolvimento que o país apresenta”.
“Estamos a melhorar o sector de abastecimento, a aumentar a capacidade de distribuição e de armazenagem dos nossos produtos, numa acção com o Governo, visando, num futuro breve, liberalizar o mercado nestas áreas e permitir que outros autores, que não seja o estado, actuarem nestes domínios", frisou.
A produção petrolífera no país, segunda maior da África sub-sahariana, representou, em 2007, 90 porcento das exportações, 50 do Produto Interno Bruto (PIB) e 80 dos seus rendimentos de impostos.
A Sonangol, que hoje assinala o seu 32º aniversário, é a companhia que gere os recursos hidrocarbonetos em Angola, país onde a actividade de prospecção e pesquisa de crude iniciou-se no ano de 1910, período em que foi concedida à Companhia Canha & Formigal, uma área de 114 000 quilómetros quadrados no Offshore do Congo e na Bacia do Kwanza, sendo o primeiro poço perfurado em 1915. (AngolaPress)

Nenhum comentário: