terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Angola é uma âncora no desenvolvimento da África Central - diz governante português

Luanda, 25 fevereiro 2008 – Angola joga o papel de âncora no desenvolvimento da África Central, disse domingo em Luanda, o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Luís Amado, no termo da visita de três dias que efectuou ao país, à convite do seu homólogo, João Bernardo de Miranda.
Luís Amado, que falava à imprensa, antes de deixar Luanda, com destino a São Tomé e Príncipe, segunda etapa de um périplo que o levará à Guiné Equatorial e ao Gabão, adiantou que há uma perspectiva de integração económica de toda a região e os problemas políticos são comuns a todos os estados da região.
“A circunstância de Portugal ter relações com Angola e com são Tomé não deve limitar a nossa acção política e diplomática a estes países, que cada vez mais tomam uma dinâmica internacional de diferenciação regional, neste caso a África Central, e Angola tem um papel muito importante, o de âncora no desenvolvimento de toda a África Central”, frisou.
De acordo com o governante português, a visita a estes países, realiza-se na sequência da Cimeira Europa/África, realizada em Lisboa, em Dezembro do ano passado, tendo o governo português mantido contactos com os principais responsáveis de todos os estados africanos. “Cumpre-nos, agora, a obrigação de dar continuidade às relações que no plano político pudemos desenvolver à partir da cimeira”, pontualizou.
Em Luanda, o ministro português foi recebido em audiência pelos presidentes da República, José Eduardo dos Santos, e da Assembleia Nacional, Roberto de Almeida.
Manteve, entre outros, encontros com os ministros das Relações Exteriores, João Bernardo de Miranda, e do Planeamento, Ana Dias Lourenço. (AngolaPress)

Nenhum comentário: