quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Moçambique/Canadiana Artumas inicia trabalhos de prospecção de petróleo no Rovuma

Maputo, Moçambique, 21 fevereiro 2008 - A empresa petrolífera canadiana Artumas deverá iniciar em Junho próximo a prospecção de hidrocarbonetos num dos blocos por si concessionados na bacia do Rovuma, na província de Cabo Delgado, de acordo com o sítio Zambézia online.
O Zambezia Online cita o director-geral da Artumas, Jerry Brix, para afirmar que em 31 de Março próximo será lançada a primeira fase que vai abrir cerca de 500 postos de emprego entre pessoal técnico e elementos da população das aldeias por onde passarão as linhas sísmicas.
Ainda não se fala de custos desta primeira fase, que dependem da avaliação a ser feita por uma outra empresa, mas foi já definido que os trabalhos de prospecção vão abranger 650 quilómetros na chamada zona 2D, da bacia do Rovuma, envolvendo os distritos de Palma e Mocímboa da Praia.
Prevê-se que as pesquisas sísmicas terminem em princípios de Novembro e a Artumas é a terceira companhia petrolífera a prospectar a bacia, embora tenha sido a única a fazê-lo em terra firme.
Operam na zona a norueguesa Norsk Hydro, desde há cerca de um ano, e a norte-americana Anadarko, desde 26 de Janeiro, bem como a italiana ENI, todas em "offshore". (macauhub)

Nenhum comentário: