quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Bissau se beneficiará de hidrelétricas de empresa chinesa

Lisboa, 6 fevereiro 2008 - A Guiné-Bissau está entre os países beneficiários da construção de duas barragens no rio Gâmbia, incluídas em um conjunto de projetos que associam a Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (Ecowas) ao grupo energético chinês Sinohydro.
A empresa chinesa, que esta semana se associou ao Fundo Energético da África Ocidental (Wapp) da Ecowas, tem "sério interesse em se tornar um parceiro estratégico central" no desenvolvimento das hidrelétricas de Kaleta e Sambangalou, no rio Gâmbia, em regime de parceria público-privada, segundo um comunicado divulgado na terça-feira pela Ecowas.
Os projetos têm como beneficiários quatro países-membros da Ecowas: Gâmbia, Guiné, Guiné-Bissau e Senegal, segundo a mesma fonte, que não adianta o investimento previsto ou os prazos de conclusão das hidrelétricas gambianas.
Através do memorando de entendimento assinado esta semana, válido por três anos e automaticamente renovável por mais dois anos, a Ecowas e Sinohydro tornam-se "parceiros estratégicos" no desenvolvimento da infra-estrutura energética dos países da África Ocidental.
O acordo prevê que a Sinohydro disponibilize assistência técnica que "permitirá à Wapp desenvolver competências no desenvolvimento hidrelétrico e montagem, planejamento e operação de sistemas elétricos", segundo o comunicado.
"Também se espera que a Sinohydro, com base na sua tecnologia líder no setor e com o apoio do governo e dos bancos chineses, preste assistência à Wapp, quer na obtenção de crédito, quer na participação como parceiro estratégico no desenvolvimento de projetos energéticos nos Estados-membros", adianta.
Segundo a Ecowas, em breve será colocado em prática o projeto CLSG, que prevê a construção de uma barragem e quatro estações elétricas que vão permitir a distribuição de eletricidade para Costa do Marfim, Guiné, Libéria e Serra Leoa. (Lusa)

Nenhum comentário: