quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Moçambique/Oleduto Matola-África do Sul já tem um estudo de impacto ambiental positivo

Maputo, Moçambique, 28 fevereiro 2008 - A construção do oleoduto ligando o porto de Maputo e a África do Sul deverá começar em Junho uma vez que o estudo de impacto ambiental não encontrou qualquer impedimento, afirmou um consultor da Impacto, a empresa moçambicana que realizou o estudo.
Em declarações à agência noticiosa moçambicana AIM, José Jerónimo disse que o estudo nao identificou qualquer impacto bio-físico ou sócio-económico suficientemente sério para forçar o cancelamento do projecto.
Este projecto, com um custo estimado em 537 milhões de dólares, envolve a construçao de um oleduto que transportará combustíveis refinados do terminal petrolífero da Matola para a cidade de kendal, na África do Sul.
O oleduto transportará cerca de 5 milhões de metros cúbicos de combustível líquido por ano, aumentando substancialmente as exportações de Moçambique para a África do Sul e reduzindo o número de camiões cisterna nas estradas.
Percorrerá 64 quilómetros desde Matola até à fronteira e, a partir daí, 384 quilómetros até Kendal, através de Nelspruit, cidade onde serão construídos tanques de armazenamento.
Este estudo de impacto ambiental é o primeiro de dois a serem feitos em Moçambique, incidindo o segundo sobre as obras a serem efectuadas no terminal petrolífero da Matola, de um total de cinco, com os restantes três a incidirem sobre a operação na África do Sul.
Este oleduto será gerido pela empresa sul-africana Petroline Holdings tendo, devido aos diferentes regulamentos em termos ambientais, sido criadas duas empresas - Petroline RSA na África do Sul e Petroline em Moçambique - que garantirão o respeito pelo estatuído na lei. (macauhub)

Nenhum comentário: