segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Angola é co-fundadora de comissão energética na África

Lisboa, 18 fevereiro 2008 - Angola está entre os países da União Africana (UA) fundadores da Comissão Africana de Energia (Afrec), "braço" da organização pan-africana para o setor energético, oficialmente criada no domingo, noticia a Panapress.
Entre os fundadores do novo organismo, oficializado no final de uma reunião ministerial de três dias em Argel, estão outros países africanos membros da Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP), como Nigéria, Líbia e Argélia.
"A AFREC é um organismo de cooperação e coordenação, mas também de ação para os africanos no setor da energia", afirmou, citado pela imprensa local, o ministro da Energia argelino, Chakib Khelil, atualmente presidente em exercício da OPEP.
Entre as competências do novo organismo está a definição de políticas, estratégias e planos para o desenvolvimento energético integrado do continente africano.
Está ainda prevista a troca de informação entre os países membros, tendo em vista a racionalização de recursos à escala do continente, além do desenvolvimento de recursos humanos e capacidades e dinamização de um mercado africano de energia. (Lusa)

Nenhum comentário: