quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Angola/Empresários vietnamitas identificam áreas de cooperação

Luanda, 25 outubro 2007 - Uma delegação empresarial vietnamita, chefiada pelo vice-ministro da Indústria e Comércio daquele país, Le Duong Quang, chegou esta tarde ao país para, durante cinco dias, identificar possíveis áreas de cooperação bilateral.
No aeroporto internacional "4 de Fevereiro", o embaixador do Vietname em Angola, Nguyen Dinh, que recebeu a comitiva, disse à Angop que os seus compatriotas, num total de 20, vão constatar as potencialidades do mercado angolano nos mais diversos sectores como o turístico, têxtil, alimentício, plástico, de materiais de construção e montagem de bicicletas e motociclos.

Segundo o diplomata, durante a estada da delegação em Angola, os visitantes vão participar de um fórum de empresários vietnamitas e angolanos, que culminará com a assinatura de um acordo de cooperação comercial entre os dois Estados.

De acordo com Nguyen Dinh, as exportações do Vietname para Angola, em 2006, atingiram os 70 milhões de dólares americanos. "Este ano, já ronda entre os 80/90 milhões de dólares", acrescentou.

O diplomata informou que, actualmente, os produtos mais exportados para Angola são os têxteis, alimentares, com incidência para o arroz, móveis, calçados, máquinas agrícolas, bicicletas e motociclos.

"O objectivo do Vietname é inverter esta situação, acabar com a importação e passar para a edificação de fábricas de materiais de construção, computadores, televisores, bicicletas e motociclos", disse.

Neste momento, esclareceu, o seu país não adquire bens e serviços da parte angolana, mas manifestou a intenção do seu Governo de comprar madeira para a fabricação de móveis.

"O Vietname é o quinto maior exportador mundial de móveis, pelo que precisamos de muita madeira, e pensamos que Angola pode ser um grande fornecedor"- sublinhou.
As relações políticas do dois países datam desde Novembro de 1975, sendo as mesmas reforçadas em 1985 com o envio a Angola de médicos, professores e especialistas para os sectores agrícola e financeiro.

Actualmente encontram-se no país 300 vietnamitas dentre médicos e professores, que estão a trabalhar nas diversas províncias.

A delegação empresarial, que tem regresso previsto para segunda-feira, dia 29, é composta por vinte empresários. (AngolaPress)

Nenhum comentário: