terça-feira, 23 de outubro de 2007

Angola e Venezuela discutem base da criação da Câmara de Comércio e Indústria

Luanda, 22 outubro 2007 - Representantes de Angola e da Venezuela vão realizar uma reunião, dentro de duas semanas, em local a indicar, para discutir a base da proclamação da Câmara de Comércio e Indústria, anunciou o embaixador venezuelano no país, Rogelio Mijares Duc.

O diplomata fez este anúncio, em recente entrevista à Angop, quando questionado sobre o andamento dos preparativos da criação da referida câmara, cuja data da proclamação foi inicialmente anunciado para o final deste ano, 2007.

O embaixador Rogelio Mijares Duc considera que essa Câmara de Comércio Angola/Venezuela deverá incluir cooperativas, empresas de produção públicas e empresas privadas com um outro conceito diferente de vida.

A câmara será proclamada sob iniciativa da Liga de Amizade e Solidariedade para com os Povos de Angola e Venezuela (LASPAV), disse o diplomata.

O vice-presidente da liga, o angolano Sérgio José dos Santos, em entrevista à Angop, havia garantido que tudo estava a ser feito pela comissão instaladora para que o surgimento dessa câmara seja um facto até finais deste ano.

Para o efeito, disse, um grupo empresarial angolano desloca-se à Venezuela, no próximo mês de Novembro, onde participará de 12 a 26 no festival África/Venezuela, cujo objectivo é promover a Cultura Africana na América do Sul.

À margem do festival, a comitiva angolana abordará com homólogos do país sul-americano questões relacionadas com a criação da câmara, sendo a comissão instaladora da mesma dirigida pelo empresário Elias Piedoso Chimuko.

A LASPAV foi proclamada a 28 de Dezembro de 2005, em Luanda, e tem como objectivo principal contribuir no sistema de educação do país com ofertas de materiais escolares e atribuição de bolsas de estudo, a partir do próximo ano, para Venezuela.
Outros objectivos da LASPAV são a promoção do empresariado nacional e o reforço da solidariedade e cooperação entre os povos e governos dos dois países.

A liga tem como presidente Paixão Júnior, vice-presidente Sérgio José dos Santos, secretário-geral Dany Cadete e um secretário para a cultura, no caso Henrique Miguel “Riquinho”.

A presidência da Mesa da Assembleia-geral está sob a responsabilidade de Paulo Pombolo. (AngolaPress)

Nenhum comentário: