Maputo, 7 março 2011 (AIM) – Moçambique participa na elaboração do terceiro “Relatório Africano Sobre Governação” que, entre vários objectivos, visa monitorar e avaliar os progressos dos países africanos em matérias de democracia e boa governação.
Segundo um comunicado de imprensa, hoje recebido pela AIM, o relatório, que versa sobre o tema “Eleições e a Gestão da Diversidade: Questões e Desafios”, tem ainda o objectivo de dar a voz e poder aos povos africanos em suas percepções e perspectivas sobre governação nos seus países.
O documento indica igualmente que esta pesquisa “identifica e oferece uma amostra de boas práticas sobre governação como um meio de promoção de novas normas e práticas de governação em África”.
Para a realização deste relatório foi constituído um grupo de referência nacional que integra a Ministra moçambicana da Função Pública, Vitória Diogo, na sua qualidade de Perita das Nações Unidas em Governação e Administração Pública.
A parte da pesquisa referente a Moçambique será realizada pelo Centro de Estudos sobre Democracia e Desenvolvimento (CEDE), organização que já conta com pesquisadores no terreno.
“Nos termos da pesquisa, a expectativa é de, através dos relatórios nacionais, e o Relatório Africano, compreender as tendências gerais e as especificidades de cada país na problemática da governação”, indica o documento.
Segundo a fonte, a outra expectativa importante dos pesquisadores é de obter recomendações de políticas que possam ser úteis na reforma das instituições democráticas, instituições eleitorais e processos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário