quarta-feira, 16 de março de 2011

Centro regional de controlo e vigilância da pesca ilegal da África Austral vai ficar em Moçambique

Maputo, Moçambique, 16 março 2011 – O centro regional de controlo e vigilância da pesca ilegal a ser construído em Moçambique irá beneficiar os países Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), disse segunda-feira em Maputo um quadro da União Europeia.

Em declarações à agência noticiosa moçambicana AIM, Leone Tarabusi, gestor de projectos do ACP FISH II (programa de pescas na África, Caraíbas e Pacífico financiado pela União Europeia) na África Austral disse ainda que embora a União Europeia tenha fornecido o dinheiro necessário para pôr o projecto em andamento, terão de ser os países interessados a contribuir para a sua manutenção.

A União Europeia contribuiu com 140 mil euros, através do novo Fundo Europeu de Desenvolvimento, para a realização de estudos que sistematizem quais os requisitos técnicos e legais necessários para a criação do referido centro.

Tarabusi adiantou que o ACP FISH II não poderá financiar projectos com orçamentos superiores a 200 mil euros porque só possui 20 milhões de euros para apoiar projectos do sector das pescas em todos os 80 países da ACP durante quatro anos e meio.

“O projecto é grande”, reconheceu, acrescentando que, “provavelmente, os países da SADC terão que ter apoio de outros financiadores, pois o centro terá de dispor de instalações, equipamento e pessoal técnico, entre outros requisitos”. (macauhub)

Notícias relacionadas:
Guiné-Bissau: Países costeiros da África Ocidental querem negociar acordo de pesca conjunto com UE
Angola, Namíbia e África do Sul criam organismo para combater pesca ilegal
Noruega concede 19 milhões de euros para combate à pesca ilegal em Moçambique
Governo de Moçambique quer pôr termo à pesca ilegal
Governo de Moçambique estuda mecanismos para impedir pesca ilegal

Nenhum comentário: