quinta-feira, 14 de julho de 2016

Moçambique/Guebuza chefia missão da UA nas eleições de São Tomé e Príncipe



12 julho 2016, Rádio Moçambique http://www.rm.co.mz (Moçambique)

O antigo Presidente da República, Armando Guebuza, vai chefiar a missão de observação da União Africana (UA) às presidenciais em São Tomé e Príncipe, marcadas para o próximo domingo.

Segundo uma nota tornada pública, o ex-Chefe de Estado moçambicano vai liderar uma missão de 25 observadores em representação da UA.

Os observadores foram escolhidos entre membros do Comité de Representantes Permanentes da UA, quadros da organização, Parlamento Pan-Africano, organismos africanos de
gestão eleitoral, organizações da sociedade civil que trabalham na área da democracia, governação e eleições em África e de peritos eleitorais independentes.

Na carta-convite endereçada ao antigo Presidente, a União Africana reitera que a escolha de Armando Emílio Guebuza deve-se à sua vasta experiência e cometimento no reforço da paz e democracia em África", diz a nota.

Em Outubro de 2015, Armando Guebuza, que cessou o seu segundo mandato como Presidente moçambicano no início do mesmo ano, chefiou a missão de observação da UA às eleições gerais na Tanzânia.

Relativamente às eleições são-tomenses, são cinco os candidatos: o actual Presidente, Manuel Pinto da Costa, os antigos primeiros-ministros Maria das Neves (apoiada pelo MLSTP-PSD) e Evaristo de Carvalho (apoiado pela ADI), o economista Hélder Barros e o biólogo Manuel do Rosário.

Nenhum comentário: