quarta-feira, 4 de junho de 2014

Angola/Governante cabo-verdiano defende promoção da cooperação no sector privado

2 junho 2014, Agência Angola Press http://www.portalangop.co.ao (Angola)

Luanda - O ministro das Relações Exteriores de Cabo Verde, Jorge Alberto Lopes Borges, defendeu, hoje (segunda-feira), em Luanda, a criação de um corredor de cooperação entre os dois países no sentido de promover e facilitar as relações entre o sector empresarial privado de ambos os estados.

Em declarações à Angop, após à sua chegada, o governante afirmou que “neste momento a aposta é trazer no centro das atenções o sector privado, visto que alguns sectores privados da economia angolana têm já investimentos em Cabo Verde na área da
banca, finanças, combustíveis, entre outros sectores”.

Ainda assim, o visitante advoga que tal área seja potencializada pelo dois estados e governos, no sentido de facilitar tal processo, criando-se as condições necessárias para que os empresários comecem a cooperar entre si, criando negócios conjuntos.

A propósito, reafirmou que “é o que se vai procurar fazer ao longo desta visita oficial do Primeiro-Ministro, José Maria Neves, com o início da criação das condições jurídicas para o efeito”, sublinhou.

Segundo o governante, trabalhar para potencializar o fluxo das relações e cooperação, como acontece no sector politico e diplomático entre os dois países, será o objectivo principal da missão de Estado de José Maria Neves.

Jorge Alberto Lopes Borges deu ainda a conhecer que a importância de se ver investimentos do sector privado angolano no mercado de Cabo Verde, relaciona-se ao facto de o seu pais estar a privatizar certas área.

Apontou como outras áreas para cooperação as dos transportes, turismo, combustíveis, ambiente, entre outras ainda não exploradas, tendo considerado "excelente" o nível da cooperação política e diplomática.

Sobre a visita do Primeiro-Ministro José Maria Neves disse tratar-se de um momento “extremamente importante para o reforço das relações de cooperação existentes entre os dois países irmãos”.

A vinda a Luanda de Jorge Alberto Lopes Borges destina-se a tratar com as autoridades angolanas, aspectos ligados à visita oficial do Primeiro-Ministro José Maria Neves a Angola, a iniciar quarta-feira.

As relações entre Angola e Cabo Verde estabeleceram-se antes da independência de ambos os países, embora tenham sido formalizadas juridicamente apenas a 30 de Agosto de 1997, com a assinatura do Acordo Geral de Cooperação, na cidade da Praia.

Antes da assinatura do Acordo Geral de Cooperação, no quadro das relações privilegiadas entre os dois países, foi institucionalizada a Comissão Mista Bilateral Angola – Cabo Verde, que realizou a sua sétima sessão, em Luanda, de 2 a 5 de Dezembro de 2008.

Fruto da solidariedade cimentada durante a luta de resistência anti-colonial e da consolidação das independências nacionais, as relações entre o Executivo angolano e o Governo cabo-verdiano caracterizam-se “excelentes”, face ao grande interesse que tem sido demonstrado pelas autoridades de ambos os países em incrementar a cooperação económica em diversos sectores de actividades, na expectativa desse desiderato trazer benefícios recíprocos.


Nenhum comentário: