domingo, 8 de junho de 2014

Angola/Parceria renovada

6 junho 2014, Jornal de Angola http://jornaldeangola.sapo.ao (Angola)

Kumuênho da Rosa

O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, defendeu ontem que, diferente do passado, o clima de paz, estabilidade social e desenvolvimento económico que se vive hoje em Angola e em Cabo Verde, os dois países têm condições plenas para aprofundar a cooperação, numa perspectiva de vantagens recíprocas, atendendo os interesses comuns e os "laços privilegiados" que ligam os dois povos.

"Devemos ser consequentes e dar maior consistência aos laços privilegiados que nos unem, reforçando a nossa cooperação em todos os níveis", referiu o Chefe de Estado angolano, na abertura das
conversações oficiais entre delegações governamentais de Angola e de Cabo Verde, no âmbito da visita oficial do Primeiro-Ministro, José Maria Neves.

José Eduardo dos Santos destacou a forma como o arquipélago superou o estatuto de país inviável que lhe era atribuído. Algo que Angola conseguiu, conquistando a paz em Abril de 2002. O líder angolano elogiou o Primeiro-Ministro José Maria Neves, pelo trabalho desenvolvido desde que chegou ao cargo em 2001, tornando Cabo Verde um país estável, com um processo democrático exemplar e um bom desempenho da sua economia.

Áreas de investimento

O Presidente José Eduardo dos Santos expressou o desejo de Angola contribuir, à medida das suas possibilidades, para o desenvolvimento de Cabo Verde, principalmente através da mobilização de investimentos directos e do fomento de parcerias entre empresários angolanos e cabo-verdianos.

"Além da banca, dos combustíveis e das telecomunicações, onde já se regista uma crescente cooperação, podemos analisar o interesse manifesto de Cabo Verde em alargar a cooperação aos sectores das finanças, do turismo, dos transportes marítimos e aéreos, dos serviços aeroportuários, das pescas, da agricultura, das energias renováveis e das tecnologias de informação", referiu.

Plataforma estratégica

José Eduardo dos Santos chamou atenção para a "posição privilegiada" de Cabo Verde em termos geopolíticos. O líder angolano disse que o arquipélago pode jogar um papel importante nos esforços para garantir a segurança da navegação pela costa ocidental do continente, além de representar uma "plataforma estratégica entre África, Europa e América, entre o Atlântico Norte e o Atlântico Sul, que pode, por isso, facilitar a mobilidade e a permuta de negócios e serviços entre os três continentes".

O Primeiro-Ministro destacou o desejo comum de aprofundar os laços humanos, empresariais e institucionais com Angola. José Maria Neves disse que a sua visita a Angola traduz-se numa ocasião para estreitar a parceria entre os dois países e afinar a "convergência sobre questões que são cruciais a ambos, a todos os níveis".

O chefe do Governo de Cabo Verde também  falou da posição destacada de investidores angolanos em alguns sectores da economia cabo-verdiana e reafirmou o desejo de ver mais empresários angolanos investirem no arquipélago, aproveitando as inúmeras oportunidades que emergem das transformações em curso no seu país. Cabo Verde pretende ser uma plataforma logística e de serviços na região ocidental do continente, à luz de um plano de desenvolvimento de longo prazo que, segundo José Maria Neves, dará lugar a oportunidades para bons negócios. José Maria Neves também manifestou o interesse do seu país em recorrer ao apoio de Angola para uma cooperação mais estreita nos sectores da saúde, ensino superior, turismo, ciência e inovação, energias renováveis, em especial no que se refere à formação de quadros.

O Primeiro-Ministro de Cabo Verde elogiou os angolanos pela forma exemplar como decorreu o primeiro recenseamento da população e habitação e destacou os esforços desenvolvidos pelo Presidente José Eduardo dos Santos para resolução de conflitos em África. José Maria Neves considerou notável o trabalho que o Chefe de Estado angolano tem estado a desenvolver para a solução dos conflitos na RDC, RCA e Sudão do Sul como líder da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos.

Novo memorando

No fim das negociações oficiais, os ministros das Relações Exteriores, Georges Chikoti e  Jorge Alberto Lopes Borges, assinaram um memorando que acolhe em linhas gerais as ideias defendidas pelas partes durante a reunião. O documento vai permitir operacionalizar os vários acordos existentes a nível da cooperação bilateral, especialmente na área de facilitação de vistos, reconhecimento recíproco das cartas de condução, tributação e protecção de investimentos. É de referir que ao intervir na abertura do encontro, o Chefe de Estado angolano sugeriu a criação de um "programa de cooperação" com metas e etapas de implementação e que seja acompanhado periodicamente a nível da Comissão Mista Bilateral e dos chefes dos Governos.

O Presidente José Eduardo dos Santos havia feito referência a este tipo de parceria na recente visita do Primeiro-Ministro da China a Angola. Trata-se de um modelo que reforça a ideia de compromisso mútuo de países que querem de facto aprofundar e permite expandir a cooperação, com interesses recíprocos.

Homenagem a Neto

Antes de ir ao Palácio da Cidade Alta, onde decorreram as conversações oficiais, o Primeiro-Ministro  de Cabo Verde visitou o Memorial Dr. António Agostinho Neto, onde procedeu à deposição de uma coroa de flores no sarcófago com os restos mortais do fundador da Nação angolana.

O Primeiro-Ministro seguiu depois para a Cidade do Kilamba, onde recebeu explicações  sobre o maior projecto imobiliário do país. José Maria Neves elogiou o projecto dizendo que trata-se de uma iniciativa que eleva a dignidade e as condições de vida dos seus moradores. Esta foi a terceira visita oficial do Primeiro-Ministro de Cabo Verde a Angola desde que chegou ao Governo em 2001. A delegação de José Maria Neves foi integrada pelos ministros das Relações Exteriores, das Infra-estruturas e Economia Marítima, da Indústria, Turismo e Energia, membros do seu gabinete e empresários.

Encontro privado

À margem das conversações o Chefe de Estado angolano e o Chefe do Governo cabo-verdiano mantiveram um encontro privado, no qual passaram em revista a cooperação bilateral e a conjuntura internacional. Em comunicado os dois líderes manifestaram a sua satisfação pelo actual nível das relações políticas e de cooperação e pelas amplas perspectivas que se abrem no aprofundamento das relações entre Angola e Cabo Verde.

José Eduardo dos Santos e José Maria Neves sublinharam a necessidade da realização da VIII Sessão da Comissão Bilateral de Cooperação, ainda no decurso de 2014, com vista a identificar novas áreas de cooperação para conferir às mesmas uma nova dinâmica. Também reiteraram o firme compromisso dos dois Governos de prestarem uma atenção especial ao reforço, aprofundamento e diversificação das relações de cooperação entre os dois países, particularmente no domínio económico e empresarial.

O Chefe de Estado angolano e o Primeiro-ministro de Cabo Verde manifestaram a sua preocupação quanto à situação que prevalece na República Centro Africana e noutras partes do continente africano. Os dois Chefes de Governo reiteraram a necessidade de resolução pacífica das crises, através do diálogo e negociação, permitindo deste modo que sejam preservados os direitos fundamentais dos cidadãos. Ambos apelaram a União Africana no sentido de jogar um papel activo na resolução dos problemas do continente africano.

Durante o encontro foi também analisada a crescente ameaça do terrorismo internacional em África, em particular na Nigéria. Os dois líderes manifestaram a sua solidariedade ao povo nigeriano e reafirmaram o apoio dos seus países aos esforços da comunidade internacional na luta contra o terrorismo, tráfico de drogas e de seres humanos e outros crimes transfronteiriços.

José Eduardo dos Santos e José Maria Pereira Neves congratularam-se pela forma como decorreram as eleições gerais na República da Guiné Bissau, que culminaram na segunda volta das presidenciais com a eleição do candidato José Mário Vaz, a quem felicitaram pela vitória.


Nenhum comentário: